sábado, junho 03, 2017

Faz hoje anos...



Clicar na foto. É... overhead projector, mapas na parede... é isso, ainda não havia power point...

[5521]

3 de Junho de um ano da década de 80. O excelso professor Kern, da Universidade de Berna, um homem que só punha gravata em funerais e casamentos e comia dois a três croissants a meio duma manhã de trabalho, com o café, inicia-me na minha recente promoção a country manager de um país africano. Estava eu pela casa dos trinta…

Tropecei nesta foto e não resisti, por hoje ser 3 de Junho. Foi uma aprendizagem excelente de que obtive resultados excelentes e conhecimentos que me apoiaram para o resto da vida.

Era o capitalismo em estado puro em que se gerava lucros que serviam para custear um excelente departamento de R&D, desenvolver novas moléculas, dar formação, contribuir para o desenvolvimento de muitas regiões de fome e pagar excelentes salários. Já agora, que eram confidenciais e assentes no princípio simples do acordo entre o empregado e a entidade empregadora.

Em 1997 vim circunstancialmente para Portugal, onde nunca tinha trabalhado, mas onde me deslocava duas a três vezes por ano em trabalho e em férias. Achei e amei Portugal, pelo melhor clima do mundo, a melhor comida do mundo e pelos belos cenários oferecidos. Já os portugueses, foi mais difícil. Está a ser. E desconfio que já desisti.

Basileia, Suíça, 3 de Junho.  Eu e o professor Kern. Aquele que mais tarde me haveria ainda de levar para a Universidade de Berna para uma especialização em crop protection.


*
*

Etiquetas: