sexta-feira, janeiro 08, 2016

O socialismo fofo



[5353]

Não tenho a certeza, mas ia jurar que o Zé Faz Falta se mexe de novo. Esta ideia de estrangular a Segunda Circular só pode ser dele.

Enquanto que em outras capitais a mobilidade é uma preocupação fulcral para o bem estar dos cidadãos, em Lisboa optamos pela versão bucólica de uma das mais problemáticas vias rodoviárias. Como? Estreitando as vias, plantando árvores, muitas árvores (parece que uma árvore por cada bebé nascido por ano, o socialismo tem destas fofuras irresistíveis). E não são árvores quaisquer. A Câmara refere o pinheiro manso, o carvalho, mas também loureiros, abrunheiros, choupos e ciprestes. Ah! Mas é importante que o carvalho seja nacional porque o americano não trará grandes benefícios (ainda que o DN não explique porquê, não traz benefício, pronto).

A notícia espraia-se depois pelas aves. Porque a plantação daquelas árvores todas vai aumentar a população ornitológica, vamos ter muito mais chapins, periquitos-de-colar e outros que me parece fastidioso enumerar aqui. E remata, avisando que é bom que as autarquias ensinem  (acho extraordinário esta matriz pedagógica dos socialistas) às pessoas o que existe para que se interessem pela biodiversidade (presumo que árvores e pássaros).

Imagino já as imensas bichas de automóveis na arborizada, encolhida e ornitológica Segunda Circular, com os condutores penando «…que se lixe chegar atrasado, ao menos ganho uma nova dimensão da biodiversidade, ó Matildinha olha ali um periquito-de-colar…».

Sério, acho que está tudo doido. E não confundamos esta tontaria com a bondade da biodiversidade. Convenhamos é que só porque os socialistas gostam de nos tocar ao coração com estas tiradas pedagógicas, «tufinhas» e fofas, não temos que lhes aturar a incompetência e patetice.

Carlos Barbosa, presidente do ACP dá aqui uma achega ao assunto e diz que quer pedir uma providência cautelar. Sim, que isto em matéria de providências cautelares não há filhos e enteados. Se o cineasta pediu uma para não vendermos as caravelas voadoras, porque é que não se há-de pedir uma para esta loucura?


*
*

Etiquetas: ,