segunda-feira, setembro 14, 2015

Disparates avulso


[5300]

Quando oiço ali na TV (sim, trabalho com a TV em ruído de fundo) Marinho e Pinto a disparar em vários sentidos, nem sequer me impressiono muito, é tempo de campanha e esta gente excita-se imenso e acaba por dizer disparates. E Marinho e Pinto proferiu uma série deles, ainda que alguns deles tão inócuos como o Partido que ele fundou.

Mas eis que ele acaba a sua intervenção afirmando, preto no branco que esta Europa é tal e qual o que era a União Soviética. Marinho e Pinto, um homem mais ou menos pela minha idade, tinha obrigação de saber o que era a União Soviética e não deveria permitir-se dislates deste jaez. Eu poderia desfiar aqui uma série de diferenças entre a União Soviética e a Europa, mas nem sequer me apetece perder tempo com isso. Direi apenas que na antiga União Soviética, se Marinho e Pinto fizesse uma afirmação «ofensiva» como esta que acabou de fazer, ele já não saía do estúdio sozinho. E provavelmente não voltaríamos a ouvir falar dele.

Marinho e Pinto tem a obrigação de saber isto e rebole-se de conforto por viver numa Europa livre onde pode dizer o que lhe apetecer. Eu acho que ele sabe. Porque se não souber então é porque, de duas, uma. Ou é basicamente ignorante ou despudoradamente desonesto.

E.T. E de repente, o Papa Francisco acaba por admitir que vivemos num sistema socioeconómico mau (SIC), mas que há perigos de infiltração terrorista. Descobriu a cana para o foguete, digo eu.

Ai que Mário Soares zanga-se com ele…

*
*

Etiquetas: ,