sábado, agosto 23, 2014

Um burro simpático


[5161]

O burro mirandês é o animal mais simpático de Portugal. Pelo menos na minha opinião e vão por mim que levo alguma experiência de burros.

A SIC Notícias tem uma excelente série de programas onde as maravilhas gastronómicas e paisagísticas de Portugal são enaltecidas a um ponto que nos faz apetecer saltar da cama e comer um daqueles pratos ou conhecer um daqueles sítios.

Hoje fiquei a saber que o burro mirandês tornou-se no primeiro animal da sua espécie em Portugal a fazer parte do grupo de raças asininas (esta do asininas, eu sabia, não foi preciso sociólogo) protegidas pela União Europeia. Sendo uma espécie em risco de extinção, é grato saber que se dão bem no Algarve e que a sua população progride em número. Curiosamente, dizem os entendidos, cruzar o burro mirandês com outros burros não ajuda, pelo contrário conduz à extinção da espécie, pelo que se aconselha os donos de mirandeses a escolherem bem as suas (dos burros) parceiras.

Repito. É um animal dócil, de extrema simpatia, parece que não é daqueles burros teimosos que se fincam no terreno e não querem andar (como alguns burros que eu conheço que se lhes mete uma coisa na cabeça e dali não saem) e por €30 é possível dar um passeio pela Serra de Monchique montado num destes amorosos animais. Não refilam, coabitam sem discussões, são bichos cordatos e proporcionam excelentes e saudáveis passeios. Só não lhes dêem uma burra qualquer para dormir. Seria uma burrice de todo o tamanho. E sabe-se que quando se fala de tamanhos de tudo o que tenha a ver com burros é coisa para se pensar duas vezes

*
*

Etiquetas: ,