sábado, janeiro 11, 2014

O oportunismo como acto político



[5069]

A mais pindérica manifestação do pinderiquismo e pelintrice nacionais. Pedro Abrunhosa quer voltar para os braços da mãe dele, diz que é tão cinzenta a Alemanha, a saudade é tamanha, que levou um pedaço de terra da terra dele a cheirar a pombos no beiral e que comprou amor em Amsterdão, pelo jornal (umas pegas, aquelas holandesas). Já em Paris faz um frio desgraçado, Pedro sente-se memória e desenraizado e pergunta-se porque é que havia de deixar a terrinha, onde estão as raízes e a paz. Por isso ele quer é voltar para os braços da mãe. Ver aqui.

Em paralelo, Pedro dá uma entrevista onde afirma que esta canção tem a ver com as grandes dificuldades do povo português e da sua sina em se ver obrigado a emigrar. Um acto político, pois. Só faltou encaixar uma rima, tipo, «...estou cansado do Catroga, um pintelho. E a culpa é do Passos Coelho...».

O pessoal vai gostar imenso e um dia destes ele canta isto no Pavilhão Atlântico, as lágrimas rolam e à noite a Ana Lourenço entrevista um «tudista» qualquer a falar na emigração.

*
*

Etiquetas: , ,