segunda-feira, agosto 19, 2013

Jogos florais

[4966]

Passos Coelho disse, no Pontal, que se o Tribunal Constitucional chumbar as medidas do corte de despesa, o governo ver-se-á obrigado a tomar medidas compensatórias.

A esquerda indignou-se, a direita empertigou-se e até as vacas sagradas do comentário político nacional acharam engraçado recorrer a florilégios de retórica para acharem que Passos Coelho não respeita a Constituição e resolveu colocar pressão no TC.

Eu, que ouvi o discurso, pensei no assunto e juro que não encontrei outra forma de dizer que se o Tribunal Constitucional chumbar as medidas do corte de despesa, o governo se verá obrigado a tomar medidas compensatórias, senão dizer que se o tribunal Constitucional chumbar as medidas do corte de despesa, o governo ver-se-á obrigado a tomar medidas compensatórias. Não vejo bem onde está a pressão, o desrespeito pela Constituição, mas nós somos assim. Indignamo-nos imenso quando sentimos que nos podem ir ao bolso, mesmo que tenhamos andado anestesiados quando no-lo faziam para enchermos os bolsos de outrem. E fazemos chiste quando nos especializamos em dizer que sim, que não, que talvez, que quem sabe ou, de uma forma redutora, quando achamos que o que devemos fazer é aproveitar a maré e dizer aquilo que a mole gosta de ouvir. Sobretudo quando embirramos com alguém que use risco ao meio ou baínha nas calças.

Fico-me na minha. O que Passos Coelho disse é verdade. Com pressão ou sem pressão, o significado é claro. E é bom que seja dito sem ser tergiversado. O resto são jogos florais em que somos particularmente exímios artífices.
.

Etiquetas: , ,