terça-feira, junho 11, 2013

Uma questão de dignidade


[4913]

Desde Abril deste ano que esta bandeira monumento flutua no topo da fortaleza de Luanda.

Pesem os vários aleijões de que padeça ainda a democracia neste país,  não deixa de ser confortante perceber o sentido de dignidade e simbologia que os angolanos prezam e de que este mastro e esta bandeira são um vivo exemplo.

Para um cidadão que se lembra ainda da cerimónia (!!!) pífia, decadente e vergonhosa que constituiu, há quase trinta e oito anos, o arrear da bandeira portuguesa, neste mesmo local, depois de cerca de quatrocentos anos de história de que nada temos que nos envergonhar, não há senão que manter em contenção um triste sentimento de penúria. Tanto mais quanto a simbologia em Portugal se vai convertendo cada vez mais num punhado de arruaceiros que correm o país a cantar a «Grândola» e a insultar os representantes das nossas instituições. Ou a caracterizar a toponímia de Lisboa com avenidas com o nome de Cunhal.
.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 10:21 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

Monumental! Julgo que tb é importante referir a sua implantação no mais importante monumento português de Angola. (que foi totalmente recuperado e se encontra, segundo o que vejo nas fotografias, como nunca esteve ao tempo dos portugueses...).
Alta simbologia sabiamente gerida pelo poder. Muito útil num país novo onde a pouco e pouco se constrói uma identidade nacional

 

Enviar um comentário

<< Home