quarta-feira, dezembro 12, 2012

Ouviste?



[4818]

O casal idoso sentou-se na mesa ao lado. Ele, de calça escura e casaco amarelado, camisa apertada sob uma gravata de traça antiga, cabelos brancos penteados de forma impecável bem para trás. Ela, baixa e pequenina, maquilhada e «emperiquitada», vestido justo a realçar-lhe carnes abundantes na cintura e nas ancas. E uma camisola de generoso abafo que lhe escondia parte de um pescoço envelhecido. Cabelos grisalhos, curtos e encaracolados pela plissagem detalhada e recente de um qualquer salão de cabeleireiro. Olhos pequeninos e muito vivos, por detrás de uns óculos denunciando um avançado astigmatismo.

Pediram o prato do dia – cozido à portuguesa, após o que, sem escapatória nem remissão, ouvi este diálogo que vou tentar reproduzir em discurso directo:

Ela: Uma dose dá para os dois, né? Além de que não podemos esquecer o teu colesterol e a diabetes, ouviste? Comes só um bocadinho dos enchidos, ouviste? Comes as couvinhas, não faz mal e alimenta, ouviste? Sobremesas é que não. Tens diabetes, ouviste?

Ele: Mmmmmm!...

Ela (Chegando-se à frente e cruzando as mãos e olhando para ele como quem olha para o periquito que deixou de comer há três dias e por quem ela estremece de preocupação): Também não comas chispe nem orelha… tens diabetes e colesterol, ouviste? Comes as couvinhas que não fazem mal e alimentam. E a batatinha cozida também. O arroz, primeiro temos de ver se é cozido na água do chouriço de sangue. Ah! Os enchidos nem pensar, ouviste? Morcela e chouriço de sangue então nem pensar, ouviste? Têm sangue  e eu sempre ouvi dizer que o que tem sangue faz sempre mal ao colesterol. Por isso é que eu te digo que não podes comer cabidela, ouviste? Eu sei que gostas, mas faz-te mal, ouviste?

Ele: Mmmmmm!...

Cerca de dez minutos e mil «ouviste» depois, chega a travessa do cozido.

Ela: Ah! Ponha aqui (o empregado pôs, e ela de imediato iniciou uma prática exploratória da travessa).

Ela (para ele): Olha aqui, Fernando (levantava as hortaliças com o garfo e mostrava o arroz escuro). Este arroz é feito com a água dos enchidos, ouviste? Não podes comer, ouviste? Olha, tens aqui… nabo, o nabinho faz bem. Uma couvinha (continuava remexendo irritantemente a travessa), cenoura, podes comer cenourinha, ouviste? Mas isto não tem frango… só tem … eia, tanto chispe, não podes comer chispe, ouviste? Nem orelha. Uma fatiazinha de carne. Esta carninha é de vaca, não faz mal, ouviste? E remexia, remexia e remexia a travessa. Aqui e ali, ia-se servindo ela própria de chouriço, morcela, chouriço de sangue, farinheira, chispe e orelha… deixa escorrer bem as couves - esta água do cozido também não faz nada bem, ouviste?

Ele: Mmmmmm!

Ela (cortando cerca de um quarto duma rodela de  chouriço de carne): Pronto, Podes comer este bocadinho. Mas mais não, ouviste? Só para te tirar a água da boca, ouviste? Mas só esta, ouviste?

Ele: OUVIIII! Cala a boca, poooorra.

Este post podia ter o triplo do tamanho. Mas não quero abusar da paciência de ninguém. Quero apenas afirmar que este episódio é rigorosamente verdadeiro e o «porra» foi lançado uns bons decibéis acima do expectável numa criatura de aparente debilidade física. Ainda olhei de novo só para ver se a seguir ao «porra» ela ainda apanhava com uma rodela de morcela num olho, mas o homem conteve-se.

Quando eu for grande e velhinho, quero uma mulher que não goste de cozido à portuguesa. Sobretudo, jamais lhe mostrarei as minhas análises… era o que faltava, ela saber se tenho colesterol ou diabetes, ouviram?
.

Etiquetas: ,

5 Comments:

At 7:27 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Adoooorei!!

 
At 8:23 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Também já me aconteceu ver casais a almoçar, a mulher calada e o homem não se cala. Duhhhh!

 
At 11:10 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Também adorei!
Eu adoro Cozido, ouviste??? lol

 
At 9:27 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Escrevi em inglês porque os "motes" são em inglês (do livro "642 things to write about") ... mas não está a resultar ... vou ter que mudar para o nosso rico português! ...
... ouviste??

 
At 9:55 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Óbi, carago :)))

 

Enviar um comentário

<< Home