terça-feira, fevereiro 14, 2012

Os utentes dos hospitais estão a ficar doentes

[4559]

Isto de estar a tomar o pequeno-almoço ouvindo distraidamente as notícias, ou seja, impreparados e de guarda baixa, pode ser perigoso. No momento exacto em que se sorve um golo de café, com a boca ainda a saber a um pãozinho com um bom queijo e ouvir a Carla Trafaria dizer que os utentes dos hospitais estão doentes…pode engasgar. Pelo menos àqueles que, como eu, mantêm um certo rigor tanto à forma de dar as notícias como à sensibilidade aos conceitos que se vão criando nesta sociedade. Utentes dum hospital… doentes. Isto excede largamente a minha capacidade de encaixe.

Em todo o caso fiquei a saber que «a linha» (agora mede-se tudo em linhas e em curvas) da gripe ultrapassou ligeiramente o cinzento (isto há-de querer dizer alguma coisa…), provavelmente devido ao frio que se vai fazendo sentir. A voz da Carla passa a voz de fundo e as imagens mostram várias mulheres muito encasacadas, apesar de banhadas por um sol radioso, dizendo… adivinhemos… que está muuuuuito frio. E a pergunta, inevitável e capciosa, surge. «E como é que faz»? Pois, «trazendo muitos agasalhos», dizem elas, rindo (o português ri sempre, seja qual for a pergunta).

Este tipo de reportagens, somando aos inúmeros alertas laranjas que por aí vão ajudam à ideia que tenho, de há muito, que somos mesmo um povo piegas. Mais, eu diria, mariquinhas pé de salsa. Porque num país abençoado como este, que nos oferece sol dias a fio, com temperaturas de 10 a 14 graus durante o dia, haver televisões que vão para a rua perguntar se temos frio e os alertas laranjas se sucedem, enquanto por essa Europa fora as pessoas sobrevivem (muitas morrem) entre metros de neve e temperaturas de muitos graus abaixo de zero, é … como dizer… no mínimo, idiota. E dizer que os utentes dos hospitais entretanto adoeceram (esta expressão, só por si, já é bem reveladora, utentes de hospital a adoecerem…) porque está frio, mas estejamos descansados porque a estirpe da gripe deste ano é susceptível à vacina, é revelador de uma autêntica esquizofrenia nacional.

E agora deixa-me ir ver se está tudo bem fechado, que tenho de ir trabalhar. Não vá ficar por aí uma greta aberta e eu logo apanhar uma pontada ou um choque «anafriolático»!
.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 1:58 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Eu não aguento o frio! não só isso, senão que também ele traz muitas doenças.
Os utentes para fazer citopatologia sempre tem que estar limpos, senão vão contaminar o analises clinico.

 

Enviar um comentário

<< Home