quinta-feira, janeiro 19, 2012

Uma questão de tomates

[4523]

A propósito do Acordo de concertação social e de se ter preservado o 5 de Outubro, insiste-se na designação deste dia como o da implantação da República. De há muito que se manipula a opinião pública neste particular e ainda há pouco Manuel Alegre com a sua jactância habitual e o à-vontade de quem usa o carro do estado para ir à pesca dizia que nem Salazar se atreveu a mexer no feriado da República.

Se a honestidade fosse música nunca muitos republicanos teriam como dançar. Sobretudo se nos lembrarmos que muitos portugueses (a maioria?) desconhecem que 5 de Outubro de 1143 é a data da fundação de Portugal «…Portugal nasceu e cresceu no berço da cristandade ibérica, o Tratado de Zamora realizado a 5 de Outubro de 1143, entre D. Afonso Henriques e o seu primo, Afonso VII de Leão e Castela, conferia a independência à nossa nobre Nação valente…».

Aproveitar a boleia e chamar ao 5 de Outubro dia da República é a mesma coisa que, lá está, ir à pesca no carro do Estado. Mal comparado é o mesmo que um grupo de patuscos americanos começar a comemorar o 4th of July como o dia nacional de uma variedade de tomate que eu conheço.
.

Etiquetas: