terça-feira, julho 05, 2011

A sardinha este ano não presta



[4341]

Já comi sardinhas umas quantas vezes este Verão. Curioso, quis perceber até que ponto as sardinhas não prestavam. Porque a sardinha este ano não presta. O povo decidiu, o povo decretou. A sardinha não presta. Porquê? Porque a primavera foi muito quente. O mar não está bem azul. Houve muito vento. Não fez vento. O plâncton está diferente. O bioplâncton está a desaparecer. Há muito menos zooplâncton porque o bioplancton está a desaparecer. Há muita poluição.

Das vezes que, desconfiado e curioso, fui comer sardinhas, não me apercebi destas versões catastrofistas do povo. Em Alfama comi sardinhas na rua, e aí foi onde verdadeiramente comecei a ouvir dizer que as sardinhas não eram boas. Estavam magras e não tinham sabor. O povo é sábio, percebe destas coisas. E enquanto celebrava o Santo António, degustando milhares de sardinhas deitadas numa fatia de pão casqueiro, ia dizendo que este ano a sardinha não prestava. Mais. Que a petinga, não a pequenina, aquela maiorzinha, é que era boa. Dá para questionar porque é que a petinga, que é uma sardinha pequenina, está boa e a irmã mais velha não presta. Mas estas coisas não se discutem assim a céu aberto. Muito menos se discute. Essa sim. A petinga, estava uma especialidade. Curiosamente, esta onda de maledicência apareceu depois de uma notícia em várias televisões de que a sardinha este ano era congelada. Em todo o caso, as sardinhas da Alfama souberam-me pela vida. Apesar do preço estar pelas horas da morte. Fora da Alfama, já por um par de vezes fui a restaurantes comer sardinhas. Em qualquer dos casos me serviram umas sardinhas gostosas e apetitosas, gordas e de pele destacável, libertando o Ómega 3 que acumularam no mar entre o bioplâncton e zooplâncton que o povo este ano decretou estar a desaparecer.

O povo é assim. Sábio, conhecedor e inflexível. Tal como um chefe de família escolhendo o melhor melão, este ano decidimos parametrizar a sardinha, desqualificando-a por força da quantidade de plâncton no mar, horas de sol, temperatura da água e, quem sabe, aumento de votos no PSD. É uma lei dura, cega e que não admite tergiversações. Sempre assim fomos e assim seremos. Enquanto houver sardinhas, melões, enchidos, vinhos, castanhas e cerejas. Se um dia decidimos que a sardinha não presta, ai daquele que ouse questionar os porquês. E tratemos de comer sardinhas a recato de olhares críticos. Ou, a céu aberto, deveremos sempre trocá-las por petinga. A pequenina, não. Daquela maiorzinha.
.

Etiquetas: ,

10 Comments:

At 4:02 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

A propósito da sardinha:
- seja do que seja, só ainda esta semana comecei a comer sardinha fresca que me soubesse bem (e eu considero-me uma apreciadora da dita, petinga ou maiorzinha, irmã mais nova ou mais velha) mas tenho vindo a consumir da congelada que, tendo-o sido o ano passado por volta de Agosto, é consequentemente uma sardinha no auge da sua gordurinha tão típica.
A ideia do peixe fresco ser sempre melhor que o congelado é mais um mito que outra coisa.

Posto isto, vamos ao que me trouxe cá:

MUITOS PARABÉNS e muitos anos de vida!!!!!! (com ou sem sardinha, fresca ou congelada, petinga ou mais crescidinha)

Beijinhos

 
At 4:22 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes

Uiiiii, estou comovido, sério :))) este ano nem referi o aniversário e a Lurdes não se esqueceu. Onde viu? Nos posts do ano passado?
Obrigado e um grande beijinho.

 
At 9:51 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Posso perguntar quem é que fez anos?
Tu ou o Espumadamente???
Como não sei aqui deixo os PARABÉNS às cegas :))
Ainda não comi sardinhas...por outro lado todos os dias como um gelado!
A ver se as sardinhas ficam boas porque engordam muito menos que os gelados!
xx

 
At 12:38 da manhã, Blogger Maria do Rosário disse...

PARABÉNS:))

Aniversário é uma coisa muito boa que nos acontece, não importa a idade. Com ou sem festa, é mais um ano de vida!

Falar da sardinha não me compete pelo fato de estar do outro lado do oceano e não ter ouvido falar mal dela.

Passe lá no fénix e pegue aquelas flores que lá estão, são suas agora!!

Beijinho:))

 
At 11:19 da manhã, Blogger Sinapse disse...

eheheheheh! gostei!
um post Espumante vintage!

 
At 1:36 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Eu explico, papoila. Ontem fiz eu. Amanhã, 7/7, faz o Espumadamente. Ficam os parabéns dados para os meus anos. Mas não escapas de dar os parabéns ao Espumadamente, que merece mais do que eu :))

 
At 1:37 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Maria do Rosário

Já lá fui buscar as flores, Rosário. E deixo aqui um beijinho de agradecimento. Obrigado :)

 
At 1:38 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

É bom sermos lidos por gente que nos entende :))))) Beijinhos vintage :)

 
At 3:57 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

O seu aniversário está na minha cabeça associado ao aniversário de uma amiga minha. Como liguei a dar os parabéns à loirinha imediatamente a luzinha acedeu e fez-me vir aqui! Esqueci-me foi que passado 2 dias era a vez do Espumadamente... mas hoje já me penitenciei.

 
At 12:29 da tarde, Blogger Sara disse...

Eu não acho que é um prato muito tentador, espero comer um sanduíche mais neste verão, eu prefiro as minhas saladas, então sempre que eu posso conseguir uma ou mas eu gosto de ir para comer nos restaurantes em alphaville

 

Enviar um comentário

<< Home