quarta-feira, abril 06, 2011

Estes portugueses consumistas...


[4118]


As rádios começaram hoje uma campanha cerrada, na qual se desdobram afincadamente na notícia de que os destinos de férias dos portugueses estão esgotados. Es-go-ta-dos, assim com este ênfase e tudo. Eu não percebo nada de agências de comunicação mas esta notícia ajuda bem a criar a ideia de que:


- a situação, afinal, não é tão má como isso;

- permanecem intactas as razões intrínsecas do endividamento dos portugueses, isto é, continuamos a gastar e a viver para além das nossas possibilidades.


Salvo melhor opinião tudo isto faz parte da estratégia habitual do governo que temos. Espalhar as culpas da crise por toda a gente, não lhe restando o mais remoto escrúpulo em admitir que pouco mais de uma dezena de anos de socialismo nos conduziu para uma situação trágica de desenvolvimento, empobrecimento e de generalizado desprestígio internacional é de uma indizível desonestidade e que só gruda nos mais incautos. Período, de resto, durante o qual assistimos ao mais degradante cortejo de escândalos de vários matizes e onde a justiça teve, provavelmente, o papel principal, por força de todas as incidências conhecidas. Passando por um primeiro-ministro inenarrável e, hoje por hoje, desrespeitado por toda a gente, excepto os 93% daquele punhado de socialistas que o elegeram para secretário-geral.


Falo assim porque isto de acusar toda a gente de ser responsável pela crise através de um consumismo desenfreado é uma falácia sem nome. Os portugueses gastam o dinheiro que ganham e sobre o qual pagaram os devidos impostos de rendimento. Para além dos impostos de consumo quando o usam. E ninguém tem nada com isso. Consumismo é a politica de desperdício e desrespeito pela fazenda dos portugueses nas mais repelentes manobras de clientelismo, fraude, corrupção com todo o cortejo de acções que subjazem a este desiderato. Há listas intermináveis de despesismo de um governo que pomposamente se autoproclama de socialista e que gerou uma desprezível clique de donos da democracia e do regime.


Assim sendo, os portugueses que vão de férias. E que comprem o segundo televisor para a cozinha. Que troquem de carro ou comprem o telemóvel para o filho. E o socialismo que os deixe em paz. E que faça um acto de contrição sobre todos os malefícios que nos trouxe. Mas como actos de contrição não jogam muito bem com esta rapaziada socialista, o melhor que têm a fazer é mesmo desamparar a loja. Que vão trabalhar. Eu sei que isso é um problema, porque a maior parte deles não sabe o que é isso ou confunde trabalho com uma viagem a Itália de «jatinho» buscar um futebolista, pago a peso de ouro, para tomar um pequeno-almoço com o primeiro-ministro. Mas se não sabem, que aprendam. Há por aí uma coisa que eles próprios criaram e que dá pelo nome de «novas oportunidades». Aproveitem. E se não lhes for de grande proveito que o seja para nós, para ver se nos vemos livres deles.

.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 11:07 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Ai, Nelson que isto está tudo tão mal!!!
Os portugueses vão de férias.
Os Bancos continuam a telefonar ás pessoas sugerindo-lhes um aumentozinho do plafond para o Cartão de Crédito
TUDO NA MESMA...
Os portugueses continuam cheios de vontade de se individarem.

 
At 2:00 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

paoila

Presumo que os hotéis de veraneio devam fechar? E que os bancos deixem de emprestar dinehiro??
:))

 

Enviar um comentário

<< Home