sábado, junho 12, 2010

Pedir desculpa. Já!


[3792]

Alfredo Barroso é um exemplo acabado dum progressista anquilosado pelas desilusões da vida e que faria melhor figura num frasco de formol, ainda que lhe deixassem o nariz de fora para respirar, ninguém deseja a morte do homem.

Mas este exemplar mumificado pelas suas próprias idiossincrasias, incrustadas num corpo já (presumo) cansado pelas evidências, insiste em verbalizar séries infindáveis (só mandando-o calar ele pára…) de ideias que aprendeu em pequenino e para as quais não encontrou os respectivos meios de reciclagem.

Não é que Alfredo Barroso está eriçado porque o campeonato mundial de futebol não é mais que um desfile de futebol europeu onde apenas um grupo privilegiado de futebolistas africanos consegue vencer, ficando muitos deles sem emprego, sem segurança social, sem solidariedade e sem futuro?

Felizmente que o Francisco José Viegas lá lhe explicou que nunca como agora tantos futebolistas africanos dispuseram de tantas oportunidades de brilhar no firmamento futebolístico europeu e que, ao contrário de Alfredo Barroso, ele achava que o futebol europeu estava a exercer uma meritória acção globalizante, abrindo as portas do sucesso àqueles que, como em qualquer outra profissão, demonstram qualidade e estrutura para isso.

Mas Alfredo Barroso não ficou muto convencido, resmungou qualquer coisa e deve ter continuado a pensar que os europeus deviam pedir desculpa a África por proporcionarem emprego (excepcionalmente remunerado) a muitas centenas, quiçá milhares, de futebolistas africanos.

Não há condições para esta gente. Para o Alfredo Barroso, entenda-se. Para os futebolistas africanos há sempre. Desde que saibam dar uns pontapés na bola, claro.

.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 8:55 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Foi na Sic noticias de ontem que o viste? É que eu vi o fim de um programa onde ouvi umas palavras do F.j.Viegas e muitas palavras de uma senhora que quanto a mim sabia MUITO de futebol...(pelo menos em relação ao que eu sei!)... e quem é ela a sabichona? Será que é Pinhão????
xx

 
At 8:32 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Sim, foi nesse programa mesmo. As senhoras, uma é a Marta Rebelo, do PS (o que prova a nossa esquizofrenia de até no futebol termos de procurar a pluralidade partidária, não vá ferirmos susceptibilidades), uma "proto-escritora" de romances como lhe chama o João Gonçalves :)))) e a outra uma tal de Isabel Moreira cujos conhecimentos na matéria me deixaram siderado!!! Sobretudo com a limpeza com que apresentou as suas teorias.
Estou sempre a aprender...
:)

 
At 9:36 da manhã, Anonymous Alexandra disse...

Eu acompanho futebol de longe, muito de longe, a bem dizer, todavia lembro-me de ver a equipa francesa no último europeu, acho, e os futebolistas eram todos morenos, franceses mas morenos.

 
At 11:26 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Alexandra

É uma tendência comum à generalidade das equipas de países que tiveram domínio colonial. Curiosamente reparei há dias que a equipa do Uruguai, uma selecção que se esperaria miscigenada, era quase toda composta de caucasianos (para usar uma linguagem em uso corrente)e, surpresa, muitos deles, louros. Outras equipas também muito... nativas são a espanhola e a italiana. São todos ou quase todos com certificado de origem :))
Bom Domingo... que já são horas de eu ir à tal devoção da moamba :)

 

Enviar um comentário

<< Home