quinta-feira, janeiro 14, 2010

Sole Mio


[3585]

Para quem se esqueceu (a ausência desfoca o conhecimento e a imagem), o Sol é uma massa estrelar composta primariamente de hidrogénio e hélio e por oxigénio, silício, enxofre, magnésio, crómio, cálcio e outras minudências. O sol arde (e, segundo quem percebe da coisa, arderá por mais vinte biliões de anos) e a temperatura é de tal modo elevada, aproximadamente 5790 K, que lhe confere uma cor branca, todavia, transformada em amarelo devido à dispersão dos raios na atmosfera.

Apesar de o Sol exagerar em algumas partes do planeta, “torrando os sítios e as gentes com temperaturas elevadas, noutros locais", de vez em quando dá-se ao luxo de se ausentar, sem dizer para onde nem porquê. E faz falta, No caso português, dá cor às gentes, seca a chuva contínua onde chapinhamos há semanas e aquece as almas e os corpos enregelados porque, tanto quanto nos disseram na TV, o anticiclone dos Açores descaiu para sul, dando lugar a massas de ar árctico. Não se faz.

Pois o sol regressa hoje. A partir do meio-dia. Segue pela tarde fora e só não segue pela noite porque vai cumprir a sua missão de manter a Austrália em pot roast de 38º. Mas amanhã de manhã regressa para nos aquecer a paróquia por mais umas horas até se esconder de novo, lá para a tarde, mergulhando-nos de novo no cinzento frio e molhado em que temos vivido há…. já nem sei quanto tempo. Certo, certo é que o fim-de-semana vai alojar de novo o tal general inverno que se vai instalar por mais uns tempos. Longos. Pois que seja tudo depressa, que as imagens estivais começam a fazer falta. Subir às ávores por exemplo.
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 12:45 da tarde, Blogger ana disse...

Mau maria, então fico sozinha nesta alegria de dias cinzentos. E quem te disse que era preciso sol para usar decotes e subir às árvores? (Sim eu sei que não falaste em decotes, mas tenho dois homens lá em casa... ;)

 
At 8:57 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ana

Recebi as tuas inúmeras formas de protesto e acusação de traição. Mas temos de convir que uma réstia de sol de vez em quando também aquece a alma. Se bem que, verdade verdadinha, acabámos por não ver sol nenhum, A weather girl enganou-se, só pode...
Finalmente e quanto às árvores, tenho a certeza que já trepaste o jacarandá que todos os anos fotografas. Já os teus dois homens aí de casa... não sei não :)))))))))
:)

 

Enviar um comentário

<< Home