segunda-feira, dezembro 07, 2009

Agora é que o Público começa a dar lucro?


[3521]

Em seguimento a este meu post e à capa do Público de hoje (acima) eu ia escrever qualquer coisa. Mas apareceu alguém que já o fez. E, decididamente, melhor do que eu o faria. Ora vejam:

Nos últimos dias, a causa do aquecimento global foi abraçada de corpo e alma pelo Público, de uma forma totalmente acrítica, ignorando todo o debate à volta do tema. A capa de hoje é, a todo o tamanho, um sofrível manifesto político, cheio de certezas ‘científicas’ a roçar o ridículo e estranhamente mal escrito. A meio do manifesto, uma referência ao climagate foi inserida a martelo em meia dúzia de linhas, apenas para informar os crentes de que não aconteceu nada. Sim, houve um climagate, mas não quer dizer nada. Sim aldrabaram-nos, mas gostamos mesmo assim. Está bem, aquilo era mentira mas quero mesmo acreditar que era verdade. Como diria o Jorge, Sim, eu sei que me enrabaram e eu gostei, mas isso não quer dizer que seja gay”.

Ontem, a causa militante abraçada tinha sido a dos minaretes. O Público é o jornal dos “Minaretes na Europa, sim, Catedrais em Lisboa, não”. Alexandra Lucas Coelho encheu páginas de acusações à Europa islamofóbica, mas não arranjou espaço para umas linhazitas de lucidez na análise. Os suíços votaram contra os minaretes por medo, por islamofobia, por ignorância. O comportamento das comunidades islâmicas ou de parte relevante dessas comunidades não cabe nesta análise. A preservação dos espaços de acordo com a tradição, gostos ou desejos das comunidades locais também não vale grande coisa e é apresentada apenas como se fosse um álibi. As opiniões extremistas de muitos líderes islâmicos na Europa e fora dela são convenientemente ignoradas como se fossem irrelevantes para o assunto. O radicalismo islâmico é um problema menor. A “extrema-direita” transformou os minaretes em mísseis, sem qualquer razão para tal, e meteu medo aos votantes. O mal está só nos europeus ignorantes.

Abraçando sem qualquer espaço para confronto de opinião todas as causas PC do momento, numa previsibilidade confrangedora, o Público está a transformar-se no novo Jugular da imprensa escrita. Muito pouco para aquele que tem sido sempre o melhor diário português.


JCD aqui

.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 7:35 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Nelson,
Tu que sabes quase tudo diz-me lá:
Segundo o que julgo saber e portanto tomo como certo, na Suiça TUDO se faz com Referendos...e nesta coisa dos minaretes parece que os suissinhos muito fartos dos toques a Horas e "Desohoras", decidiram acabara com eles.....
Foi a versão popular que eu ouvi a uns habitantes da dita SUIÇA....
Que achas?
Bem sei que este post é muito aligeirado e pouco politico, mas mesmo assim há qualquer coisa de verdade, ou não?
xx

 
At 10:24 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Ó papoila, eu sei quase tudo???? Quem me dera :))))
O assunto dá pano para mangas mas o pormenor que apontas tenho a certeza que teve muita importância. Porque também eu conheço bem os suiços. E farto-me de rir com as doutas opiniões que tenho lido de "especialistas" cá da paróquia :))))
**

 

Enviar um comentário

<< Home