terça-feira, novembro 03, 2009

Ele há cocós para tudo...


[3455]

Ferreira Leite tinha razão quanto àquela ideia da censura provisória, temporária e temporizada. Falo por experiência própria. Eu conto: Todos os dias à mesma hora e naquela fase em que estou ainda numa espécie de limbo entre o acordado e o adormecido, que é quando a minha rotina diária me obriga ao aroma de um bom café e um par de fatias de pão com um bom queijo antes de ir para o chuveiro, apanho com um anúncio de que não consigo perceber bem a substância. Isto não porque não esteja suficientemente interessado, mas apenas porque as notícias matinais na televisão são parte integrante da minha rotina, também. Resulta daqui que ao longo de um processo distraído de mastigar e deglutir há uma corrente de palavras que não distingo. Isto se não fosse a expressão cocó difícil… é uma frase que desperta a atenção. Pela escatologia envolvida a uma hora imprópria, porque sai do televisor normalmente no momento exacto em que estou a engolir uma pasta de pão devidamente mastigado com queijo e porque um «cocó difícil» me parece uma frase absurda. Não só me condiciona o prazer intrínseco do meu sacralizado café, como me faz pensar que os «cocós» devem ter uma personalidade própria. Um «cocó», afinal, pode ser difícil como uma mulher esquiva ou uma criança travessa.

Quando dou por mim a tentar decifrar o anúncio, que de um anúncio se trata, já não vou a tempo. Aquilo passa para um Actívia qualquer ou para um detergente miraculoso que lava uma data de loiça com um pingo apenas. Resultado. Continuo com esta dúvida angustiante. O que levará alguém a chamar difícil ao «cocó»? Mais. Que «cocós» são estes, com personalidade própria e, aparentemente, com birras?

Esta angústia já se arrasta por alguns dias e todas as manhãs me esqueço. Mas prometo estar mais alerta amanhã. Macacos me mordam se não acabo por descobrir a que se refere o tal anúncio e, não menos importante, porque é que o tal «cocó» é difícil. Nada que se resolva com um par de palmadas? Ou com um ramo de flores?
.

Etiquetas:

4 Comments:

At 1:13 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Sabes que nem sempre PERCEBO fácilmente, mas agora que PERCEBI a tua aflição, fico torcendo para que o teu despertar de amanhã, seja de dar inveja a um gran final de Agatha Christie, contigo PERCEBENDO finalmente a tal dificuldade do cocó!:))))

 
At 8:02 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Acordei mais tarde... já não ouvi o anúncio. Acho que vou deixar "isso para lá", não?
:)

 
At 10:59 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Nelson, olá!
Acho que tenho boas notícias...,
Esta manhã enquanto vagueava pela casa com a tv acesa, quando dou conta apanho no ar um bocado de conversa de "cócó dificil", vou a correr e a derrapar para chegar no fim do anúncio!
Se for o mesmo que tu viste então trata-se de um anuncio aos DODOTES! :)

 
At 9:09 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Uff!
Nem imaginas o peso que me tiraste de cima
:))))))))

 

Enviar um comentário

<< Home