quarta-feira, outubro 14, 2009

Portugueses esquisitos

[3405]

Não consigo entender bem o bruáá que vai por aí por causa do vídeo de Maité Proença, tentando fazer humor com algumas portuguesices, nem sequer das mais típicas. Um número de porta ao contrário (ninguém explicou a Maité o significado esotérico da inversão do algarismo 3, naquela região), achar os portugueses esquisitos e cuspir numa fonte dos Jerónimos não tem graça por aí além, mas cada um ri-se do que gosta e não temos nada com isso. De resto, o vídeo até enaltecia a qualidade dos pastéis de Belém (apesar de haver um trocadilho qualquer com as claras que as freiras usavam para engomar os colarinhos, mas há coisas que só os brasileiros entendem), a arquitectura manuelina (o velho «Mánoeu» portuga que os brasileiros não se cansam de glosar e incensar como «a piada de português») e não faltou mesmo o momento de recolhimento perante os túmulos de Vasco da Gama, Camões e Pessoa ou a referência ao monumento dos descobrimentos, ali onde o Tejo vai dar ao mar, pois os rios em Portugal, tal como Brasil, vão dar no mar. Também houve uma pontinha da proverbial cultura brasileira quando Maité se referiu a Salazar como um ditador que governou Portugal por mais de vinte anos. Vinte anos, mágine…

De qualquer maneira nem o insuportável cinzentismo português nem o espírito de padeira de Aljubarrota resistiram à «invectiva» da actriz brasileira e só faltou montar a táctica do quadrado para nos defendermos do opróbrio que emanava do vídeo. Respingámos, fizemos até abaixo assinados e a actriz, inexplicavelmente, acabou a pedir desculpa, não faltando sequer o avô português que todos os brasileiros tiram da gaveta, de cada vez que cá vêm ou precisam de vender a última imagem de uma telenovela.

No final da história fica um programinha sem graça (Maité é bonitinha djimais para ser de programa sem graça) e uma alma tuga que ganharia muito em se libertar deste horrível provincianismo que, aqui sim, Maité poderia ter explorado em favor do humor do Saia Justa, em vez de chamar esquisitos aos portugueses ou de cuspir numa fonte dos Jerónimos. Imagine-se eu ir fazer um xixi do alto do Cristo Redentor, dizendo com um megafone que os brasileiros são um conjunto de caipiras que usam gravata em S. Paulo e chinela, daquelas de enfiar o dedão, no Calçadão do Rio de Janeiro. Mi chamavam de Mánuéu ou Juáquim, não?

.

Etiquetas: ,

5 Comments:

At 4:15 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Com tanta conversa fiquei sem saber se a Maitê é namoradinha ou não do Miguel Sousa tavares. Isso, sim. Era a notícia ...

 
At 11:24 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Eu não achei "grácinha" nenhuma!

Vi uma foto do Sousa Tavares com a suposta namorada brasileira, não é a Maitê.
Dizem as más línguas que se calhar foi....

Resta saber se será verdade???

 
At 10:00 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo

Não faço a mínima ideia

 
At 10:02 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila
Juro que não estou interessado. Vai-se a ver ainda dizem que era o Santana Lopes :)

 
At 10:49 da manhã, Blogger LurdesMartins disse...

Portugueis não tem sentxido di humô. Maîte só brinca com quem ama, pô!

(será que a queda na venda do livro já foi assim tão grande?!?!)

Beijinhos (prá você, expumantxi! ;))

 

Enviar um comentário

<< Home