segunda-feira, setembro 14, 2009

A velha



[3354]

O epíteto adquiriu forma e estabilizou-se na linguagem corrente da onda socrática que varre o país. Se nada mais desaconselhar o voto em Manuela Ferreira Leite há sempre o argumento de que ele é, está velha. Além do mais é feia, veste mal e fala pior. Estão definidos os factores pelos quais não devemos votar Manuela. Ela não tem filhos de tios mais ou menos suspeitos, formou-se num dia útil, tem um currículo académico e profissional como as pessoas, não gosta da hipocrisia populista (apesar de eu já ter ouvido, em «politiquês», que ela tem a mania que é progressista, mas é divorciada…) nem do ar de comício que se tornou regra para cada um dos actos políticos em curso, por mais simples que sejam, que se tornaram rotina na paróquia. Não é suspeita de nada e, que se saiba, nunca perdeu papéis nem em casa nem em notários, referentes a escrituras. Que me ocorra, tem alguns pecadilhos como o de ter percorrido três centenas de metros num carro oficial quando estava em campanha, ficando por esclarecer se ela sabia disso. Resumindo: No geral, tem as condições necessárias e suficientes para ganhar as eleições. Mas é velha. É feia e veste mal. Fala ainda pior e, como se sabe, quem fala mal é porque pensa mal. Daí que em muito blogues «a velha» ganhou direito a menção corrente, ao contrário de outros velhos do PS que gozaram sempre de imunidade etária, como Soares e Almeida Santos para referir apenas dois nomes que me ocorrem. Sobre Soares há mesmo quem habilmente se refira ao seu espírito maroto com as mulheres e ache as suas sestas famosas pelo desprendimento da coisa política e nunca por cansaço, feitio estouvado ou velhice. Jamais como um velho.

A «velha» vai a votos. Receio bem que perca. É um feeling. Porque é patrulhada ao milímetro e porque, realmente, lhe falta fio de discurso para dizer umas coisas que poderia e deveria dizer e evitar outras que, pela forma como as diz, são imediatamente aproveitadas para a derrubar. E porque de cada vez que fala é sujeita a uma sessão de «tiro ao boneco», sobretudo por uma indecorosa colecção de comentaristas, analistas, politólogos, sociólogos, «economólogos» e «idiotólogos» que enxameiam as televisões com teorias delirantes.

A «velha» é muito bem capaz de perder…



.

Etiquetas: ,

8 Comments:

At 9:54 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Subscrevo e aplaudo quase na íntegra o seu post! Quase na íntegra, porque Manuela Ferreira Leite vai Ganhar!

Abraço,

 
At 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

a velha deu direito a um post do Blasfémias com uma colecção de comentários interessantes.

 
At 2:36 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

Wrong!!!!!!!!!!!
A 'velha' é afinal a nova padeira de aljubarrota! :)))

Beijinhos

 
At 5:13 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Paulo Abreu e Lima
Não sei, Paulo, não sei... O nosso país é fértil em coisas inexplicáveis

 
At 5:13 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo

Por acaso li. Um post do JCD

 
At 5:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes
Ninguém gosta dela. E de repente Sócrates pssou a menino bonito...

 
At 4:46 da tarde, Blogger t-shelf disse...

Lá está o sexismo bacoco! É como em Hollywood: um homem grisalho será sempre um poço de charme, uma mulher grisalha será sempre uma velha desleixada. Bjs e viva a velhice

 
At 4:53 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf

Ti, ki saudadji :)))
Espero que tudo estja bem convosco.
Beijo grande

 

Enviar um comentário

<< Home