quarta-feira, agosto 19, 2009

Ouve o que eu te digo...


[3312]

Giro, giro, é estar a ouvir as notícias matinais na RTP e, na rubrica «falar bem português», ouvir a repórter perguntar aos transeuntes se se diz trezentos gramas ou trezentas gramas…

Nota: A grande maioria dos interpelados respondeu trezentos gramas pelo que deduzo que a maior parte deles não vê a RTP.

Adenda: A Ana, com o seu rigor que muito aprecio, chama a atenção no seu comentário a este post para o facto de a unidade ser sempre singular. Fica o registo mas pergunto à Ana: Se de cada vez que vou à charcutaria e peço duzentos gramas de fiambre a menina já olha para mim como se eu fosse um ET, imagina tu eu chegar e pedir dê-me duzentos grama de fiambre, por favor.

Etiquetas: , ,

5 Comments:

At 10:33 da manhã, Blogger ana disse...

Pois quase ninguém sabe que a unidade é sempre singular.

Podias ter explicado, ou isto era uma rasteira?

 
At 11:21 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ana
Adenda feita :))))

 
At 9:10 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Desculpem lá aqui o enxerido, mas a unidade é singular como as unidades plural: mania de complicar...:)

Abraço

 
At 9:58 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

São só os símbolos das unidades que não se pluralizam, vide: http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=24323

De forma que o Sr. Espumante vai ter de alterar a sua adenda, ou adendar mais uma vez :))

 
At 9:58 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ana e JoãoG

Vou deixar-vos aos dois a discutir esta magna questão. Depois digam qualquer coisa, tá? :))

 

Enviar um comentário

<< Home