terça-feira, março 10, 2009

Falando de futebol ( 2 )


[3003]

Está instalada a confusão. Depois de um dos mais estranhos jogos de futebol a que assisti (apenas até aos 23 minutos, devo confessar), a grei manifesta-se contra aquilo que parece ser a trapaça do século, apesar do século ainda ir jovem. Grosso modo, o FêQuêPê jogava o primeiro lugar com o Leixões, uma equipa sensação desta época e aos vinte e três minutos a coisa não andava nem desandava. É aí que um defesa do Leixões, numa jogada que nem era perigosa nem deixava de ser e com o jogo a zeros, resolver dar um soco na bola na grande-área. Penalty (justo, claro) e golo. Pouco depois, um defesa tido como uma das peças-chave do conjunto leixonense resolveu fazer uma passagem de bola ao dianteiro portista que aproveitou, foi por ali fora, rematou e Beto, um dos melhores guarda-redes portugueses, afastou-se, fez uma vénia e deixou a bola entrar.

Estes são so factos. Há um outro pormenor (como aquele golo compensatório do Helton), mas o jogo já não interessava, resolvido que estava. A moirama reagiu, Rui Santos terá sido um dos primeiros a colocar graves suspeitas no alegado “arranjinho” e ontem tanto Eduardo Barroso como Dias Ferreira afirmaram alto e bom som que tudo aquilo cheirava a trapaça. A mim também cheira, mas, como se calcula, nada disto se pode provar. É um bocadinho como as gravações que toda a gente ouve e lê mas que não contam porque não sei quê, não sei quê.

Com provas ou sem elas, a suspeita está instalada e já se conhece a ladainha de que todos são inocentes até condenados e transitados em julgado blá blá blá. Mas o que verdadeiramente me comove é a forma como os portistas defendem a dama, fazendo dela um poço de virtudes. Ou isso, ou indo rebuscar casos de favorecimento de árbitros ao Benfica e ao Sporting por aí fora, até chegarem ao Calabote, como se uma coisa tivesse que ver com a outra. Ou, pior, "tudo bem, o jogo foi uma trapaça mas vocês também não podem falar muito".


Nada disto é muito surpreendente. Nós somos assim e assim seremos. Pelo menos enquanto nos deixarem. No caso vertente, o do futebol, percebe-se um pouco melhor a visão desoladora de estádios absolutamente às moscas. E não me digam que é da crise. A verdade é que a maioria das pessoas já pouco acredita "naquilo".

.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 2:06 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

Quando comento futebol procuro fazê-lo despido de clubismos, afirmar que os jogadores do Leixões falharam contra o Porto esquecendo o brinde do autogolo no estádio da Luz, enfim, por outro lado o Sporting também beneficiou de erros inacreditáveis do P. Ferreira. O mais prejudicado a meu ver continua a ser o Braga, até agora, veremos daqui até final. Parece-me que os ordenados em atraso no Leixões podem ter mais a ver com alguma baixa da equipa.

 
At 9:29 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

António de Almeida

Meu caro, eu até concordo, mas repare que está a cair num ponto que apontei no post. Falar noutras ajudas e esquecer o jogo do Leixões. Naturalmente que ninguém pode provar coisa nenhuma. Foi, apenas, um jogo muito estranho. Isso foi...

 

Enviar um comentário

<< Home