sábado, março 28, 2009

Da vantagem de ter uma prima organizada

[3038]Text ColorText Color

E não. Não tem nada a ver com Sócrates nem com o Freeport. Tem a ver com a vantagem de se ter uma prima organizada e vizinha, salvadora da Pátria quando a Internet nos prega partidas na própria casa. E isso vale-me poder vir aqui (a casa dela) dar uma saltada e pôr a escrita em dia, mais propriamente a leitura em dia. Queria saber como se estava a reagir às "últimas", designadamente
o racismo mal disfarçado de Lula da Silva, quando acusou os brancos de olhos azuis das malfeitorias correntes do mundo e o DVD que, mau grado não contar para as contas do nosso Ministério Público, veio reforçar a ideia do lodaçal que por aí vai com a história do Freeport.

Quanto a Lula confesso que não me surpreendi um bocadinho que fosse. O racismo tem destas coisas. Se há racistas que o são porque se acham superiores a outrem há outros racistas que o são porque não suportam sentirem-se inferiores, mesmo quando o não são. Estes últimos geram um inapelável ódio pelo conforto, abundância e parâmetros de qualidade de vida que os blue-eyed whites conseguiram criar para o seu ambiente de vida e os primeiros sublimam a arrogância de pensarem que o mundo poderia ser ainda melhor se não fossem os coloured de olhos castanhos. É a tragédia antiga, mais antiga que a Grega, tão antiga como o mundo. O que seria de esperar é que o conhecimento e a técnica fossem acompanhados por uma consciencialização desta velha questão, o que manifestamente não tem vindo a acontecer. Lula deu agora mesmo um bom exemplo desse ódio que, por muito que tente disfarçar, lhe corre nas veias.

Já o DVD sobre Sócrates me parece um indicador seguro de que a única saída airosa para esta cena triste era a demissão pura e simples do primeiro-ministro. Inocente ou não, ele deveria ter estrutura suficiente para nos poupar a toda esta vergonha. Ao fim e ao cabo, a habitual estridência madeirense fez-nos recordar isso mesmo. E se há coisas em que nos sentimos compelidos a concordar com Jardim, esta é uma delas.

.

Etiquetas: , ,