segunda-feira, março 30, 2009

Africa adeus...


Ellis Park - Johannesburg. Foto de 2008

[3040]

Não vamos a Johannesburg. Tinha planos para me sentar no Ellis Park, com um filho, com uma castle na mão e um pedaço de boer-wors na outra. Mas Carlos Queirós não deixa. Inventou uma barba, “meteu” mais um par de programas no computador para saber quantos pulos dá cada jogador, quantos quilómetros correram, quantas cargas de ombro sofreram e quantas vezes se “amandaram” para o chão, mas esqueceu-se da rubrica golos. Deixou-a vazia e os jogadores, cordatos, não metem golos nenhuns, para não lhe desequilibrarem o software.

Não marcamos golos. Não fazemos. Só falamos. Discutimos e, pior, recentemente zangamo-nos. Porque Queirós é muito científico mas não é líder, não conduz. Amua e, limpa a porcaria da Federação, tal como ele pedira há uns anos, vem ele e traz a porcaria toda outra vez. E a jogar toma opções que até eu, que percebo tanto de futebol como de gaitas escocesas, me arrepio só de ver. Uma salganhada de equipa onde ninguém se entende, apesar da excelência dos executantes.

Ainda que matematicamente possível, não vamos a Johannesburg. É espantoso como sempre que conseguimos fazer alguma coisa de jeito nos encarregamos de deitar tudo abaixo, num curto espaço de tempo…

E.T. Nem de propósito, acabei de ouvir Carlos Queirós, a partir de Lausanne. Diz ele que se sente capaz de levar a selecção à África do Sul. Para isso é preciso que a equipa jogue um jogo de cada vez. Está bem. Ficamos assim.
.

Etiquetas: , ,

5 Comments:

At 11:07 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Há muito que ouço dizer que "quando os músicos desafinam, a culpa (normalmente) é do maestro".
CQ "apenas" nos apresentou resultados nos sub-não-sei-o-quê. A partir de então, o seu trabalho tem roçado a miserabilidade se atentarmos aos resultados que (não) obtem: SCP, selecção, Real Madrid e mais qualquer outra coisa que a minha memória já não alcance.
De positivo, apenas o Manchester, muito provavelmente - digo eu, que disto e lagares de azeite, sei o mesmo ou seja, nada - por não ser o treinador principal.
Enfim, o que lhe falta - parece-me - é mesmo aquela (pequena) qualidade que dá pelo nome de capacidade de liderança.
Cila Domingos

 
At 9:19 da manhã, Anonymous IL disse...

Falta o disclaimer que és um adepto do Scolari. Mas no essencial concordo contigo

 
At 11:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Cila
Para quem produz afirmações tão assertivas sobre Queirós, tenho de admitir que tenha mestrado e doutoramento em lagares de azeite :))
Já agora, CQ também já foi treinador da selecção da África do Sul. E despedido.

 
At 11:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL
Concordas comigo? Sério???
:)

 
At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Bem me parecia ter-me faltado qualquer coisita. Porém, diz o próprio, foi despedido sob a acusação de ser racista e não por incompetência. Quiçá quem sabe, com a verdade nos engana!
Seja como for, ainda não perdi a esperança - que, como é sabido, é a última a morrer - de o ver como treinador dos "Passarinhos da Ribeira" ou, quem sabe?, dos "Águias da Areosa"!
Cila Domingos

 

Enviar um comentário

<< Home