sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Sexta-Feira, 13


Com estes olhos, alguém se interessa pela cor da gatinha?
[2940]

Vulgarizado, o azar esbraceja para manter estatuto. Esforça-se estoicamente para se dar ao respeito, deita mão de gatos pretos, escadotes, espelhos partidos, números e outros artefactos para o azar, ao mesmo tempo que oferece uma ampla panóplia de paliativos para se combater a si próprio. As pessoas dispõem hoje de uma gama extensa de medidas e pessoas dotadas de poderes sobrenaturais (!!) que evitarão que o azar lhes bata á porta. Mezinhas e unguentos, pedrinhas e ossos, alho e imagens mais ou menos religiosas, convicções sobre qual o primeiro pé a usar, cor de roupa e uma profusão de "professores Karambas" compõem terapêutica e profilaxia adequadas para os azares da vida.

E daí, talvez não fosse necessário tanto empenho do azar. Os portugueses mantêm a sua condição de fadados, “esgraçadinhos”, eleitos pelo mafarrico, que o mafarrico é o grande patrono das forças ocultas, para não darem trabalho ao azar. Ele existe, ele está lá, já os Távoras tinham azar e até o Sporting costuma ter um azar dos diabos com os árbitros.

Provavelmente os "Karambas" aumentarão hoje a sua clientela. Algo que me faz alguma confusão, dada a minha convicção até há pouco tempo que esta coisa de ossinhos, búzios, velas e rezas pagãs eram coisa dos “Brasis” ou, quando muito, da Zambézia, região moçambicana muito conhecida por condicionar os amores. Próprios e dos outros. Mas nós somos assim e eu já me habituei a perceber melhor o meu país. Se até o meu primeiro ministro acha que há forças ocultas e, mais grave, muitos dos seus correligionários acreditam, o melhor mesmo é dar ao dia de hoje a devida importância e escolher cuidadosamente a cor da gravata, ver se não há escadotes à porta e evitar diligentemente atropelar algum gato preto que se me atravesse na estrada. Sobretudo não partir espelhos.

Amanhã já a data será outra e o azar, para nosso azar, andará por aí. Como de costume. Por isso mesmo é melhor não lhe dar confiança.

.

Etiquetas: