domingo, janeiro 04, 2009

Não há condições


[2863]

Hoje perdi o respeito por completo ao colesterol e ao sempre possível endurecimento da parede interna das artérias e fui almoçar umas portuguesíssimas favas. Novinhas, tenras e sápidas, acondicionavam uma generosa quantidade de pequenos pedaços de entrecosto de porco preto, e um exemplar de cada um de uma pecaminosa relação de enchidos recebidos directamente do norte do país.

Conhecendo eu o restaurante e o dono, tenho a certeza que a origem dos enchidos era mesmo nortenha, tal como as favas eram safra da Lourinhã, uma terra que ainda hoje faz gala do sabor dos seus produtos da terra, destacando-se as favas, exactamente, a batata e o feijão verde. Não se confunda isto com a impropriamente chamada agricultura biológica, já que a Lourinhã se situa numa das regiões que constituem um dos melhores mercados de fito-fármacos – nome adequado aos produtos a que os ecologistas resolveram começar a chamar de agro-tóxicos, que é uma designação sem pés nem cabeça, mas bem reveladora da índole dos neologistas de serviço.

Na mesa ao lado, o ex-presidente do Sporting Dias da Cunha, hummm…hummm, para que conste, Hulk acabou de repor o empate na Madeira, 19:40, e até já perdi a vontade de acabar o post. Dias da Cunha degustava também umas favas. Aliás, Dias da Cunha é cliente habitual deste restaurante. E pronto. Não digo mais nada. Ia aqui deixar umas linhas sobre o sistema, vocábulo que ouvi Dias da Cunha citar umas vinte vezes durante o repasto, mas o tal do Hulk já me tirou a vontade. Limito-me a dizer que por muito polidos e reservados que sejamos não é de todo possível deixarmos de ouvir conversas das mesas vizinhas. E o tal do Hulk tinha de me tirar a inspiração para contar devidamente o que ouvi…

.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 2:22 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Não percebi nada das alusões ao Hulk ... sabes que não sigo desporto nem política e não vejo os telejornais para escapar ao relato da quotidiana miséria nacional ...
... mas olha, há muitos anos que não como favas!

 
At 11:26 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
o Hulk é um energúmeno do FêQuêPê que mqarca golos quando o FêQuêPê está a perder...
:))
Quanto às favas... broad beans portuguese way praí no Soho...
:)))

 

Enviar um comentário

<< Home