quinta-feira, dezembro 18, 2008

Cuidarem de nós


[2838]

Hoje acordei cedo. Como adormeci de televisão ligada, acordei de televisão ligada. Feitas as contas, conclusão extraordinária de que só me apercebi de manhã.

Acordar com a sensação aconchegante de que estamos a ser minuciosamente cuidados no sentido de nos tornarmos (não o seremos já?) uma sociedade bonita, saudável, ecológica e boazinha é qualquer coisa que nos pode estragar o resto dia. Eu não sei quem é o responsável pelo alinhamento das notícias e dos conteúdos matinais, mas repare-se neste alinhamento da RTP, durante cerca de vinte minutos e sem nada pelo meio, apesar de serem notícias separadas, pelo menos na parte que consegui ouvir antes de me levantar da cama de supetão, sob pena de atirar um sapato ao televisor, gesto muito em moda, como se sabe:

- Aquele senhor careca de voz melíflua e cujo nome nunca me ocorre, da Quercus, explicou-nos que no Natal devemos comer só coisas da nossa região. Assim, estaremos a contribuir para uma menor emissão de CO2 porque não serão necessários tantos transportes. Como se vê, é uma lógica imbatível e estou a ver já nomear-se comissões regionais no Natal do próximo ano a fazer inquéritos para se poupar gasóleo e pôr o pessoal todo a comer produtos da região a que pertence;
- De seguida, um jovem de mento sereno e compenetrado, anuncia que está a vender umas T-Shirts com um apito pendurado. Esse apito toca de cada vez que entramos numa loja, contribuindo assim para combatermos o consumismo compulsivo (esta parte é dita com uma expressão severa...). O resultado, dizia o dono da loja, sem se rir, é que o site está entupido com pedidos e ele pedia que fossem antes à loja levantar as t-shirts, ao preço de € 19,99. Aqui o fulano não se lembrou de dizer às pessoas que ficassem quietas e não fossem consumir compulsivamente camisetas idiotas com apitos pendurados ao peito;
- O apresentador passou então à notícia de uma senhora inglesa enamorada da cozinha mediterrânica, muito boa e muito saudável, com aquelas vitaminas todas que nós já sabemos mas que nos são anunciadas a cada instante como se fosse a primeira vez, gorduras especiais de corrida e outras benfeitorias. A senhora ensinou-nos então a cozer um robalo em vapor, acompanhado de batatinhas e legumes que, como sabemos, é um prato desconhecido para a maioria dos portugueses. Ah! E disse que um copinho de vinho tinto também faz muito bem. Não disse a quê, mas acho que já no-lo disseram muitas vezes pelo que devemos saber;
- Passa-se aos fritos de Natal. Aqui, o apresentador entrevista uma nutricionista. Surpreendentemente não convidaram a Dra. Isabel do Carmo que, como sabemos, tem assinatura vitalícia na RTP. E então a nutricionista disse coisas fantásticas, desconhecidas para todos nós. Que os fritos fazem mal mas como é Natal, tudo bem, podemos comer cusculhinhos, coscorões (a ver se não me enganei…), sonhos e rabanadas. Mas… alto e pára o baile. Com moderação. Esta parte da moderação é muito importante e com óbvia sustentação científica. Ela aconselha mesmo que de cada vez que vamos á mesa buscar comida, levemos apenas meio sonho (eu seja ceguinho) ou meia rabanada. Depois, se quisermos, vamos buscar mais;
- Falou-se depois em fornos. A comida deve ser cozinhada em fornos à temperatura mínima de 240º. Estudos recentes concluíram que a essa temperatura, as gorduras… não sei quê. Não me lembro bem. Devem ficar esturricadas, penso eu, mas isto é a voz de um cidadão estremunhado e puxado à realidade do dia a dia pelo "Bom dia Portugal", só porque adormeceu com o televisor ligado.

Se pensarmos que todas estas notícias foram dadas de seguida, sem intervalos nem outras matérias pelo meio, concluímos que estamos realmente em face de um fenómeno estranho, onde uma série de gente ganha a vida a dizer-nos o que e como devemos fazer, sob pena de sermos uns cidadãos incorrectos. A série continuou mas eu não resisti mais, foi na altura em que começavam uma notícia de uns espanhóis que falavam muito bem português e estavam encantados com a nossa comida em Ponte da Barca. Gostavam muito de bacalhau e… não ouvi mais. Vim para a sala tomar o pequeno almoço e liguei para a SIC Notícias onde, finalmente, ouvi algumas notícias-notícias.

.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 2:23 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

Ó espumante, ainda bem que não se enganou... Já há muito que não dava umas gargalhadas tão saborosas enquanto lia esta prosa. Bem haja! pois o dia vai-me correr de feição, pois voltou-me a boa disposição e já olho outra vez para o Natal com ar mais pachorrento.

 
At 2:19 da manhã, Blogger cristina disse...

Estás a ver demasiada televisão! =)

 
At 9:04 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Teófilo M.
Rir faz bem, meu amigo
:))

 
At 9:05 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Cristina

Sabes? Tens razão. Sobretudo quando os televisores têm aquele matraquilho que diz "timer" e que eu não uso. Evitava-me acordar com este tipo de notícias. Mas... adormeço, que queres que te diga???
:)))

 

Enviar um comentário

<< Home