quinta-feira, outubro 16, 2008

...ó Rosa arredonda-a bem, se não fizeres os TPC, não te dou um magalhães, Lá Lá Lá


Comer e dormir
Ó trim tim tim
C'o Magalhães ao pé

[2717]


Recordo o período pós independência de Moçambique, quando qualquer evento social, reunião de trabalho, conferência, palestra ou espectáculo nunca começava sem uma original sessão de cantoria. À boa maneira socialista, as pessoas ecoavam cânticos apropriados à revolução, entrecortados por gritos de ordem e palmas organizadas (expressão com que Samora Machel costuma incitar o aplauso cadenciado, à semelhança, aliás, do que acontecia na União Soviética e países europeus do Leste).

Oiço hoje nas notícias da manhã que uma sessão de formação de "magalhães" em Cantanhede, atendida por cerca de duzentos professores, converteu-se numa sessão de cânticos. Acho que nem o "malhão, malhão" faltou, provavelmente no plural para que "malhões, malhões" rimasse com "Magalhões" ou, para facilitar, "malhães, malhães" para poder rimar correctamente com magalhães . Ainda que eu comece a entrar numa fase da minha vida em que já nada verdadeiramente me espanta, não posso reprimir um sentimento de estupefacção perante episódios desta natureza.

A minha filha mais nova, quando tinha os seus quinze, dezasseis anitos, costumava dizer às amigas, ainda que na brincadeira, “não conheço este senhor”, sempre que eu assumia alguma atitude de “kota”. Por este andar, caminho decididamente para a possibilidade de sempre que me falarem em portugueses eu diga “não conheço estes senhores”. E sem ser a brincar.

.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 7:56 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

help
:(

 

Enviar um comentário

<< Home