quinta-feira, maio 29, 2008

Mas as crianças, Senhor?


[2518]

A selecção nacional de futebol está em Viseu e toda a gente sabe. De Pacheco Pereira, que não lhe passa nada, até à Carlota, que se entrega periodicamente à auto flagelação, para poderem fazer, ambos, uns post sobre futebol.

Pela parte que me toca, que até gosto de futebol e sou bem comportadinho, ou não fosse lagarto, recordo com bonomia e tolerância aquele movimento mais ou menos espontâneo das bandeiras no Europeu de 2004. Foi assim uma mistura de orgulho nacional e “está bonita a festa, pá”, mas o principal é que me pareceu haver alguma espontaneidade nas diversas manifestações registadas, sobretudo a cena das bandeirinhas nos carros e nas janelas. Ao fim e ao cabo nada de muito diferente do que se faz por outras latitudes, com excepção dos suíços que aparentemente têm sítios próprios nas praças das cidades para as pessoas irem “dar vivas”, assim mais ou menos ao estilo de um urinol público. Perguntará um polícia: - Xixi ou viva Portugal? E da resposta de um cidadão resultara a apropriada indicação da autoridade.

Este ano, porém, a barbárie instalou-se. Para além dos directos sem fim onde as perguntas estúpidas proporcionam respostas ainda mais idiotas e das imagens de grupinhos, "inhos" mesmo, nada de muito grave, de criancinhas a cantar a Portuguesa, vi uma professora a cumprir a nobre missão de colocar as criancinhas a escrever no quadro frases sobre a selecção, nomes dos “craques” e a responder a perguntas de longo alcance como “qual o jogador de que gostas mais? As crianças respondem invariavelmente Cristiano Ronaldo e Nani, sorriem com embaraço e respondem siiiiim a 99% das perguntas idiotas que lhes fazem (siiiim é a resposta-tipo das crianças portuguesas a tudo o que se lhes pergunte, como sabemos).

Fico a aguardar que os estudiosos destes fenómenos sociais botem opinião sobre a transposição do futebol e da selecção nacional para o registo curricular das criancinhas da Beira Alta. Ou, pelo menos, duma manifestação de raiva da Carlota, de preferência com a foto de um qualquer gadget apropriado à "tragédia".

.

Etiquetas: , ,

3 Comments:

At 10:19 da manhã, Blogger Carlota disse...

Este teu post é raro e extremamente inovador. É o primeiro, que eu conheça, que se refere a mim e ao JPP no mesmo parágrafo. Pela raridade, não sei se estás bem a ver o valor que isto pode atingir num leilão da Sotheby's... :)
Quanto ao futebol, nem sabes para o que eu estava guardada. Acho que neste europeu vou ter de escrever imeeenso sobre, não o tema em si, que me aborrece de morte, mas sobre coisas relacionadas. Vou evitar, contudo, baixar ao nível da babárie de que falas. Deseja-me sorte!

 
At 11:40 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Presumo que são compromissos advindos da tua condição de escriba disputada e requisitada por um honrado sportinguista e admirador confesso de futebol.
:))
Beijola

 
At 2:17 da tarde, Blogger Carlota disse...

Pois...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home