sexta-feira, abril 11, 2008

Paulo...Bento a...falar


[2446]

Concordo com o João Gonçalves na apreciação que faz ao discurso (?) do treinador do Sporting, Paulo Bento. Chalana é um bom exemplo, também, de um quase primitivismo de expressão, mas de forma diferente.

O fenómeno não é tão limitado como parece, muito menos exclusivo dos jogadores de futebol. Fora do desporto, são inúmeros os exemplos de gente com oralidade deficiente e no caso da comunicação social a pecha chega a ser gritante, porque quem fala para o público tem responsabilidades acrescidas.

Paulo Bento, porém, é um caso absolutamente espantoso. Por um lado porque o homem não é propriamente analfabeto, por outro, pelo grau de deficiente oralidade que chega a ser exasperante para quem o ouve. Mas a expressão deficiente do sintagma verbal é um fenómeno conhecido e estudado que pode ser corrigido ou, pelo menos, substancialmente amenizado com terapia adequada. Ora, é inaceitável que tanto Paulo Bento como os responsáveis do Sporting não discutam o problema, com tranquilidade, e concordem em submeter o treinador a uma sessão de terapia. Em nome do interessado, do Sporting Clube de Portugal e dos milhões que o ouvem a falar do… … … Sporting nos dias em… … … que acontece um jogo de… … … maior relevância.

A língua e a fala – F. de Saussure

.

Etiquetas:

1 Comments:

At 6:37 da tarde, Blogger ana v. disse...

Pois eu espero que não o tratem tão depressa... já que tenho mesmo de ver e ouvir falar de futebol, ao menos que me divirta um bocadinho. E ninguém como o Paulo Bento para me fazer ficar a rir, com tranquilidade, de um tema que geralmente me faz mudar de canal!

 

Enviar um comentário

<< Home