sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Weekend aí


[2327]

Há mudanças de fundo na excitação sentida pela aproximação de mais um fim-de-semana. Houve tempos em que a excitação era mais um turbilhão de ideias e sensações antecipadas pelo período. Em seu lugar começa a instalar-se em mim uma certa serenidade de espírito e um gozo tufinha por um par de dias de descanso do corpo e repouso da alma (estou aqui a pensar sobre a diferença entre descanso e repouso, mas entre corpo e alma, acho que se deve aplicar terminologia diversa).

Porém surge a angústia de pensarmos se esta mudança se deve à sabedoria da alma mas à custa da decrepitude do corpo. Até pode ser que decrepitude seja um termo demasiadamente violento mas, vendo bem as coisas, será disso que se trata. Sobretudo se esse vocábulo não existia sequer no imaginário de centenas de fins-de-semana anteriores.

Permanece a dúvida, instala-se o prazer algo desconhecido da serenidade. Isto só pode ter a ver mesmo com a sabedoria da alma e nada a ver com a decrepitude do corpo. Pensando melhor, não há dúvida nenhuma. Nem dúvida nem decrepitude. É, apenas, a sublimação dos gostos, das prioridades e das exigências feitas matriz por força da tal sabedoria da alma.

E é melhor não dizer mais nada, não vá eu convencer-me que aliada á decrepitude do corpo se está a instalar, também, a idiotia do espírito. Viva, assim, o fim-de-semana à porta. Para todos. Decrépito. Todavia, com estrépito, que é para rimar com decrépito e acabar o post, que tenho de ir trabalhar. Que logo está aí o tal fim-de-semana, sereno, calminho, cheio de sabedoria e assim… chiça, não irrita?

.

Etiquetas:

7 Comments:

At 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Gostei da dissertação quase a tocar o filosófico. Bom fim de semana, Sr. espumante. Já que quem escreve assim não pode ser chamado de ... Sr. descrépito! :) Gota

 
At 9:39 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Bon weekend!! (como diriam os meus belgas)

 
At 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

A sabedoria da alma pressupõe a não preocupação com a decrepitude do corpo,( afinal é só um corpo.....)e a serenidade que traz a aceitação!

Que amor de foto. Adorei os gatinhos, parafraseando uma das expressões mais "giras" do nosso Eça, a "lagartear" ao sol !

Um óptimo e sereno fim de semana, sem preocupações de decrepitude.

Jokinhas (ou beijos, como queiras)

Di

 
At 11:32 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Gota
Ó Gota, descrépito é um decrépito descrente ou é gralha mesmo?
:))

 
At 11:34 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Bon weekend, mon amie e bonne chance for this coming week. :)
beijinhos... olha, simples, que acordei agiora e falha-me o engenho e a inspiração :)

 
At 11:35 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Di
Essa de é um só corpo... quer dizer... o corpinho faz muito jeito
:))

 
At 5:12 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

:))) Digamos que terá sido excesso de velocidade ou uma "dislexiazinha" da ponta dos dedos :))) Gota

 

Enviar um comentário

<< Home