terça-feira, fevereiro 19, 2008

Gestão democrática na educação


[2335]

No Forum TSF de hoje ouvi uma coisa que me intrigou. Um professor reclamava do facto de Sócrates estar "a tentar acabar com a gestão democrática na escola pública" (sic). Intrigado sobre o que seria isto da gestão democrática de escolas, por muito públicas que sejam, acabei por ouvir o mesmo professor elucidar-me. Gestão democrática é eleger na escola os chefes, coordenadores, responsáveis e outros quadros com responsabilidades de chefia.

Eu não sei se as coisas se passam exactamente assim como o voluntarioso professor ouvinte e participante do Forum explicou, mas acabei comigo a pensar numa empresa com, digamos, quarenta ou cinquenta empregados e todos eles a votar para a eleição da administração, do assessor de administração, do director geral, do director comercial, do director de vendas, do chefe dos recursos humanos, do director financeiro, do gestor de marketing, do gestor de produto e, porque não, até dos próprios vendedores.

Mas isto era eu a pensar. Honni soit...

.

Etiquetas: ,

8 Comments:

At 5:42 da tarde, Blogger Sinapse disse...

As manhãs da TSF voltaram ao Espumadamente!


;)

 
At 8:32 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

-Gestão democrática para estes neo-socialistas quer dizer, manter os últimos resquícios dos tempos da bandalheira que representou o PREC.

 
At 10:48 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Há que perder tempo e fazer um breve cálculo algébrico para ficarmos (pelo menos eu, pai de miúdos),sinceramente, felizes e ao mesmo tempo expectantes pelo futuro de Portugal:

1- A geração que fez o 25 de Abril deveria ter, na altura, cerca de 30 anos de idade,

2- Passados os tempos do PREC e como o pão fazia falta lá em casa, foram obrigados a trabalhar. Uns passaram administrativamente na universidade e foram para professores enquanto que outros tiveram de se fazer à vida com o que o mercado oferecia, que era, como sabemos, muito pouco na altura. Pudera...

3- Hoje esses indivíduos rondam a casa dos 60 anos.

4- De acordo com as estatísticas, e cumprindo com os devidos intervalos de variância, daqui a 16 anos (em 2024)esses cidadãos já cá não estão. As mulheres, que também as há (e com bigode) durarão mais 2 anos, em média.

Com o devido respeito pelas pessoas de 60 anos, era aqui mesmo que eu queria chegar. Ora bem, feita a renovação geracional do país, constataremos que teremos um país mais formado, eficiente, competitivo, trabalhador e acima de tudo, humano.

Espero que os meus filhos, e os filhos dos meus amigos, possam usufruir de professores, contínuos e directores escolares que sabem o que fazem, como fazem e para quem fazem.

 
At 11:17 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Há Sade e Masoc à solta na A5, a verdade é que as manhãs da TSF nunca chegaram a deixar-me...
:))))
Beijinhos

 
At 11:18 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

antónio de almeida
Gosto do termo neo-socialistas. Surpreendemente, está a disseminar-se rapidamente
:)

 
At 11:21 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

muxanga

...Espero que os meus filhos, e os filhos dos meus amigos, possam usufruir de professores, contínuos e directores escolares que sabem o que fazem, como fazem e para quem fazem..."

Eu também, meu caro. Eu também.
Quanto às considerações que precedem este parágrafo registo a gritante injustiça de as mulheres usufruirem de mais dois anos do que eu
:)))

 
At 10:29 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Tu desliga-me a TSF, homem!
Vai mas é ler o post da Madalena de hoje e ficas logo a saber de tudo. beijinhos

 
At 9:09 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha
às vezes fico com a impressão que achas que eu ataco os professores e defendo o governo. Não é verdade. É uma questão de me leres... "bem"
Beijinho
:)

 

Enviar um comentário

<< Home