terça-feira, janeiro 08, 2008

A Nini, vestida de organdi



O José Cid despido. Sem organdi...


[2253]

Hoje andei muito de carro. Aprende-se muito a andar de carro, pois Lisboa é um manancial do absurdo. E o absurdo tem uma forte componente didáctica. Aprendi, porém, uma coisa que não me passaria pela cabeça. Imagine-se que o RCP anunciava a play list do Manuel Serrão (a play list é uma coisa que podemos vir a ter se algum dia atingirmos o estatuto de celebridade. As rádios telefonam-nos, perguntam-nos de que é que nós gostamos, nós dizemos e as escolhas são anunciadas com um ar grave, tipo oiçam bem a play list de fulano que a playlist é o espelho da alma de cada qual) e depois do inevitável "Pronúncia do Norte" (esta rapaziada do Porto tem alturas que precisa mesmo de sofá a €100/hora com esta coisa do bairrismo), fiquei a saber que o Manuel Serrão gosta muito duma canção do José Cid que começa assim:

Chamava-se Nini
Vestia de organdi...


Fiquei mais de cinco minutos a pensar nos versos, ou melhor, comecei a pensar em alguém que se chamasse Nini e se vestisse de organdi. Não consegui visualizar a cena e cinco minutos depois já ia no secretário de estado que tinha ouvido esta manhã a cuidar que não faltasse pão na mesa dos portugueses, na lógica de uma dinâmica muito própria que consegue estabelecer uma ligação entre o organdi da Nini e o retroactivo dos pensionistas pagável em catorze meses. Felizmente que, entretanto, a música acabou, fiquei sem saber o resto da letra mas a Nini, vestida de organdi foi-se embora e o Manuel Serrão escolheu o breakfast in America. Mais reconfortado cheguei ao destino. Mas ao almoço dei comigo a trautear a Nini, vestida de organdi...

Adenda: Agradeço a chamada do Torquato da Luz para o facto da canção ser do Paulo de Carvalho e não do José Cid. Com efeito, ia meio distraído no trânsito e posso ter ficado com a ideia errada que se tratava do José Cid. Poderá ter ajudado o facto de eu não conhecer a canção pois nos tempos áureos do Paulo de Carvalho eu era mais marrabenta. Dito isto, não sei o que é que a foto do José Cid fica agora a fazer no cimo do post mas, quanto mais não seja por razões estéticas, deixo-a ficar. Uma vez mais um obrigado ao Torquato de Luz.
.

Etiquetas:

9 Comments:

At 6:43 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

As coisas que V. ouve, caro Espumante... É no que dá sintonizar rádios progressistas - o que só lhe fica bem, claro.
A canção "Chamava-se Nini / Vestia de organdi" é um "must" de intervenção revolucionária, da safra do Paulo de Carvalho. Fiquei a saber, agora, que também o Cid a perpetra. Ganhei o dia!
Mais um abraço.

 
At 7:41 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

-O programa passa diariamente na TSF, entre as 13 e as 14h, com um convidado por semana, o qual consegue escolher 3 a 4 músicas diárias, já que o restante espaço é ocupado por notícias e publicidade.

 
At 2:21 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Chamava-se Nini
Vestia de organdi
E dançava (dançava)
Dançava só pra mim
Uma dança sem fim
E eu olhava (olhava)


... eu conhecia!

... pensando bem ... sou do Norte, como o Manuel Serrão ... será por isso? ;))

 
At 8:56 da manhã, Blogger Carlota disse...

Espumante, TODA A GENTE SABE que a Nini é do Paulo de Carvalho! Mas, é verdade, o nu do Zé Cid fica lindamente ali no topo do post! :)

 
At 9:33 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

torquato da luz
Agradecimentos feitos, correcção feita :)))
Um grande abraço

 
At 9:33 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

antónio de almeida
Já tinha ouvido o programa um par de vezes. Quando vejo quem é o seleccionado, quase que adivinho as músicas :))

 
At 9:37 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
A diferença entre ti e o Manel Serrão é que tu não escolherias a "Pronúncia do Norte" para a tua tua play list. Entre outras diferenças, valh-ate deus, que agora lembrando-me de ti e do Manuel Serrão ocorre-me que há outras diferenças, substanciais e todas, porque será?, a teu favor :))))
beijinhos com pena de não conhecer o organdi da Nini mais cedo
:)

 
At 9:41 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

carlota
sinto-me mal só por, ao que parece, eu ser a única pessoa que não sabia que a Nini de organdi era do Paulo de Carvalho. Como digo no post, na altura eu era mais marrabenta e não havia blogues e eu só ouvia o Paulo de Carvalho a cantar os meninos do Huambo e o anúncio da Martini...
Não se pode ser perfeito. Tu, por exemplo, és uma mulher estupenda mas não gostas de F1... com jeitinho ainda acabas a gostar de futebol que não produz CO2 (quer dizer, produz um bocadinho 10 minutos depois de começas com aquele a pessoal todo a suar e a expelir aqulas baforadas que se vcê na TV) :))))
Beijolas

 
At 12:22 da tarde, Blogger Sinapse disse...

ai escolhia, escolhia! adoro essa música!
... e não é por ser do Norte! ... ou se calhar é ...
... OK, não faria parte do meu top 20 ... mas com certeza faria parte de uma play list de 178 músicas!! ;)))

 

Enviar um comentário

<< Home