terça-feira, novembro 20, 2007

Invernias



[2147]


Uma vez, estava eu numa sessão da tarde de cinema que, para quem não saiba, é quando eu gosto de ir ao cinema, de tarde e em dias de semana, levantei-me afogueado de calor e perguntei a um dos jovens arrumadores da sala porque é que o ar condicionado estava desligado. A resposta veio célere e carregada da lógica da minha terra e de espanto pelo facto de ser possível fazer-se perguntas estúpidas. Primeiro, porque estava a chover lá fora e segundo porque só estávamos cinco pessoas na sala.

São momentos destes, tesourinhos da nossa idiossincrasia, roubando o termo aos Gatos, que contribuem para estados perigosamente perto da apoplexia ou, numa versão mais branda, para o arrebentamento da úlcera do duodeno. É, sobretudo a lógica da coisa que faz com que iniciemos o processo de descarga biliar, pelo menos os que ainda temos bílis e um neurónio a comandá-la.

Hoje fui às Amoreiras. Assunto de somenos levou-me àquele centro comercial à hora do almoço. Chovia razoavelmente, como chove desde ontem, thank god que até me andava a envergonhar de ver a Euronews, tudo a bater o dente pela Europa fora e nós em mangas de camisa e a apagar fogos no Portugal profundo. Mas a temperatura ronda os 20 graus. Mesmo que o não tivessem dito de manhã, sentia-se que a temperatura devia andar por aí.

Entro no parque e, em passo estugado, dirijo-me ao elevador, onde apanho o primeiro choque. Três senhoras abafadas em roupas quentes e escuras dão uma corridinha (aquele tipo de corridinhas que só as mulheres sabem dar, tirando a Vanessa Fernandes e assim...) e pedem-me para segurar a porta. Segurei. Entram. Suspiram e uma diz com ar pungente: Aiiiiii que frio!

Do elevador saltei para o interior do centro comercial. Quase toda gente, eu seja ceguinho, de botas altas, roupa apropriada aos Himalaias e expressão dorida do Inverno horroroso que já aí está. Chove desde ontem e parece que estamos debaixo de chuva há um mês. Não faltou mesmo uma idosa (gosto deste termo, uma idosa...) a dizer para uma filha, "que horror, tem feito um tempo horroroso".

Sentei-me no Portugália para almoçar. Tirei de imediato o casaco e arregacei os punhos que é uma mania que eu tenho desde que uso gravata e faço sempre que almoço sozinho ou com alguém com quem não faça cerimónia. Nas mesas contíguas, as pessoas renasciam com o aquecimento do centro, esfregavam as mãos e lançavam os olhos ao alto naquilo que me pareceu uma manifestação de reconhecimento ao Altissimo, que nos concedeu a graça do calorzinho dos (seguramente) 30 graus de sauna que nos proporcionaram.


Não resisti em perguntar a uma das empregadas por que carga de água é que o aquecimento estava tão forte. Está a chover lá fora, não viu?

Eu vi. Tinha visto. Percebido é que nem por isso. Mas vou-me habituando, que há coisas nesta paróquia que nem os priores percebem. Um ou outro paroquiano percebe e reage. Mas esse é, frequentemente, esconjurado, arrenegado e remetido para as profundezas do mafarrico. Não tem nada que perceber coisa nenhuma. E, neste caso particular, está a chover lá fora, aquece-se o centro. E mainada.

Só falta dizer que o bifinho estava razoável, o molhinho com aquele travo da mostardinha estava bom e as batatinhas é que já estavam morninhas. E eu que gosto delas quentinhas...
.

Etiquetas:

7 Comments:

At 6:17 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Já alguém de disse que te ajeitas muito bem a descrever as tais idiossincrasias?!
Bem…eu sou de cerimónia, nada de mangas arregaçadas porque chove lá fora e ver-te os pelinhos expostos podia “arrepiar-me”:)))))~

Bjinho

 
At 8:53 da manhã, Blogger Carlota disse...

Nota prévia: ai essa dieta!!!
(É que eu agora ando com a mania de que toda a gente tem de emagrecer. O pior vai ser quando deixar de fumar! :))

Pois tens toda a razão! O que terá a chuva a ver com os ares condicionados?... Mistério!

Mas o que eu acho é que estava toda a gente já muito farta do calor e que a a chegada de amostras invernais (como a chuva) lhes deu volta ao miolo!

:)

 
At 11:22 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Vês porque gosto de começar o dia a ler-te?:))
E ainda por cima acabei de descobrir porque na última consulta a minha médica descobriu que eu tenho "uma irritação no duodeno".
Quer-SSSE dizer, uma irritação eu sabia que tinha, só não a tinha conseguido localizar ainda. E atenção, a sra da metereologia disse que a partir de hoje as noites ficam mais fresquinhas, não vás esquecer o casaquinho...
Beijinhos

 
At 12:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

alexia

Não arrepiavas, com certeza. Eu sou arregaço os punhos
:)

 
At 12:22 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

carlota
A culpa foi de um colega meu que recebeu ontem carro novo e quiz ir às Amoreiras. Logo, tive de comer o bife. Mas escolhi o molho de mostarda que tem muito menos colesterol porque menos natas. Descontando o ovo, claro, e aquele pãozinho saloio que eu, à surrelfa e sempre que ninguém estava a olhar, molhava no tal molho de mostarda.
Mas estou para aqui a falar de coisas que conheces melhor que eu...
Beijola

 
At 12:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha
Não te irrites com a irritação do duodeno. O máximo que pode acontecer é a irritação passar a úlcera. Mas se passar, não te assustes. Nada que uma dieta de cinco anos ou uma cirurgia para te tirarem 75% do estômago não resolva.
Beijinho
:)

 
At 2:25 da tarde, Blogger Sinapse disse...

eheheheheheh, o que já me diverti com os comentários nesta caixa! ... e adorei aquele à sorrelfa ... há que tempos que não ouvia essa expressão!

 

Enviar um comentário

<< Home