sexta-feira, novembro 23, 2007

A Esmeralda ao pai


[2154]

É impossível não emitir uma opinião curta sobre o caso Esmeralda.

Tenho para mim que o alarido da legião de pedopsiquiatras que se agarraram a Esmeralda como uma via segura para o protagonismo e, ainda, porque fazem, eles próprios, parte da sociedade que estamos laboriosamente a criar para os nossos filhos e netos, esse alarido, dizia eu, só servirá para agravar a situação da pequenita. A juntar a esta acção irresponsável por parte de quem andou a queimar pestanas para aprender psicologia está ainda a atitude criminosa de um casal, a que se convencionou chamar de pais afectivos sem que eu perceba bem o que é isto de pais afectivos. Tanto quanto julgo saber, e desmintam-me se for caso disso, os factos são:

1 – Uma mulher teve uma filha e achou que não tinha condições para a criar. O pai biológico não acreditou ser ele próprio o pai dado que, aparentemente, a mãe tinha um relacionamento errático com vários homens. A mãe acaba, então, por entregar o bebé a um casal, ao arrepio de quaisquer trâmites legais e em condições que não conheço em detalhe;
2 - Mais tarde, tinha a criança ainda e apenas um ano e tal, o pai é confrontado com o facto cientificamente provado de ser seu pai. Em conformidade, prestou-se de imediato a assumir a sua paternidade;
3 - Entretanto, o tal casal que recebera a criança por via dos caminhos ínvios da nossa justiça, desleixo e habitual irresponsabilidade, nega-se a entregar a criança ao pai. Quando o tribunal julga o caso e ordena a entrega da menina ao pai legítimo e natural, o casal sequestra-a e esconde-a;
4 – A polícia, os tribunais, as autoridades em geral não encontram a menina, embora pareça que toda a gente soubesse onde ela estava, chegando mesmo a pernoitar no quartel onde o sequestrador é sargento;
5 – Entretanto, e sem que se ouvisse ou sentisse a voz dos pedopsiquiatras, o pai continuava a tentar por todos os meios trazer a filha ao seio da sua família. O sargento é preso, o folclore de rua adensa-se, os pedopsiquiatras agitam-se nas cadeiras, o espectáculo de feira acentua-se. O sargento é libertado.
6 – A criança hoje tem 6 anos e, naturalmente, nesta fase tem laços de afecto ao casal de sequestradores. Retirá-la de casa para a entregar ao pai será duro, mas, do meu ponto de vista, inevitável e urgente. Porque.

- Quanto mais tempo passar mais a criança sofrerá;
- As equipas de pedopsiquiatras que se afobam em emitir estendais de opiniões sobre os perigos que impendem sobre a criança deveriam, sim, perceber que muitos desses perigos foram criados pelos sequestradores que, ao que parece, continuam a actuar no desrespeito total pelo bem estar da criança, virando-a contra o pai, produzindo afirmações públicas que denunciam isso mesmo e eximindo-se à responsabilidade de contribuírem para uma transferência pacífica de um ambiente familiar para outro. Cheguei mesmo a ouvir o sargento Lagarto dizer a uma televisão “eu cá não digo nada à criança, não tenho nada que dizer, obedeço ao tribunal e mais nada”.

- Tudo indica que a decisão do tribunal não tenha sido apenas cega e atida à crueldade possível da jurisprudência aplicável.

Entretanto, como seria bom que toda a gente se calasse! Jornalistas, comentaristas, técnicos, pedopsiquiatras, assistentes sociais, juristas e correlativos. Incluindo eu próprio que acabei por fazer o mesmo que toda a gente – emitir opinião sobre um caso tão delicado como este e para o qual, naturalmente, não tenho certezas absolutas.

Talvez que o lado positivo de tudo isto seja pensar que a criança, um dia mulher, poderá vir a ter oportunidade de ler tudo o que se tem escrito sobre ela. Eu, se fosse o pai, guardaria cada linha escrita sobre o assunto. A Esmeralda terá, assim, matéria preciosa para perceber as pessoas. E, quem sabe, agradecer em recolhimento a decisão que um tribunal tomou, tinha ela seis anos…
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 2:25 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Senhores Psicólogos

Embora possa ser influenciada pelo casal adoptante, com o passar dos anos a Esmeralda irá ter a sua própria opinião crítica sobre o assunto. Será que vai concordar com o rapto, a que esteve sujeita e que a impediu de ter vivido sempre com o seu verdadeiro pai que a queria e que reclamou a sua guarda logo três dias depois de saber que era o pai biológico?

Será que isso não lhe poderá provocar futuros traumas psicológicos?

Zé da Burra o Alentejano

 
At 3:29 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Porra!!!
Até que enfim...!!!
Alguém pensa como eu..., pensava que estava sozinho...

 

Enviar um comentário

<< Home