quinta-feira, outubro 11, 2007

A indignação como factor pedagógico ( ? )



[2079]

Há um tique socialista que este Governo não só não consegue disfarçar como, pelo contrário, o explora e incentiva através de uma prática comunicacional continuada, através da qual deixa transparecer a ideia de que estamos todos rodeados por facínoras, vigaristas e outras formas de malfeitoria encapotada que nos aguardam atrás das moitas da nossa ingenuidade para nos explorarem, ofenderem, maltratarem, vigarizarem e, até, perverterem o pensamento correcto que todos devemos ter da nossa sociedade, mas que podemos confiar nele, governo, como alma protectora das nossas desgraças. Esquece-se o governo (ou, provavelmente, não entende) que é ele talvez o principal fautor de todas estas cortesias que mencionei, através de práticas corruptas, venais, laxistas ou de pura incompetência. Mas isso não o impede de manter um estilo continuado, pretensamente pedagógico, através do qual nos pretende manter alerta contra a malandragem que medra por aí.

É claro que isto é uma atitude terceiro-mundista e que só pode ter algum sucesso em sociedades atrasadas onde a simples ideia de estarmos todos a ser explorados facilmente se instala. Se juntarmos a isto o direito à indignação que Mário Soares oportuna e habilmente manipulou, obtemos um clima permanente de conflito, de berraria por tudo e por nada, como ainda ontem uma mulher o fazia desabridamente na televisão, a propósito… já nem sei de quê, tantos são os direitos à indignação do nosso dia a dia idiota.

Talvez um dia alguém perceba que incutir nas pessoas que há um grupo de governantes que procuram o nosso melhor, com um verdadeiro espírito de profissão e rigor e que o que corre mal pode decorrer de erros adventícios e das nossas próprias incapacidades poderia, a curto prazo, poupar a berraria em que vivemos diariamente e conduzir a vantagens óbvias. O problema é encontrar o tal grupo de governantes que procuram o nosso melhor e assim.


.

Etiquetas: , ,

5 Comments:

At 11:34 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Esqueça-se o pensamento, mas salve-se a bela palavra!

 
At 8:10 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Vem aí o Dia das Bruxas. Nós que "acreditamos" que é possível encontrar um governo assim devíamos celebrar com festa rija!
Beijinhos, bom fim de semana

 
At 10:38 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cadeira do poder
esqueçamos, pois!

 
At 10:39 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha
Um beijinho e um bom fim de semana para ti também

 
At 11:30 da tarde, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Espumantes
Tens dias assim, de inspiração e optimismo (ou puro auto-entretenimento a sério). Fico contente. Um abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home