domingo, setembro 16, 2007

Mais um...



[2014]

Miguel Sousa Tavares desfia no Expresso desta semana mais um rosário de dores pelo facto de o Dalai Lama não ter sido oficialmente recebido pelas autoridades portuguesas.

Fiquei a saber, assim, que fosse Miguel Sousa Tavares presidente da república ou primeiro ministro e o Dalai Lama seria certamente convidado para um chá em Belém, uns bolinhos da fortuna em S. Bento ou, pelo menos, um licor de rosas no Pavilhão Chinês. Temos, assim, mais um, a juntar ao número substancial de figuras íntegras que derramaram um comovente exercício de deliquescência política e se exasperaram com a atitude do nosso governo. Nos jornais, na rádio, na televisão e, inevitavelmente, na Blogos.

Como seria diferente o mundo se essas figuras pudessem decidir…
.

Etiquetas:

3 Comments:

At 9:12 da tarde, Blogger JoãoG disse...

Amigo Espumante,

Pelo que percebi, acha que a real politik não se coaduna com tomadas de posição concretas e bem demarcadas; que o PM, ou, mais ainda, o PR, não devia receber o Dalai Lama. Superiores interesses económicos substanciam essa atitude? Políticos? Diplomáticos? O processo que levou à independência de Timor Leste não tem paralelo?
Amigo, explique-me com caridade, pois quero acreditar que se estivesse na posição de Cavaco, os teria no sítio. Como calculo :)

Abraço,

 
At 10:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

joãoG
Não, eu não acho nada disso. E em relação ao actual governo sou insuspeito, não voto PS e muito menos tolero Sócrates, de repente tornado numa edição baratucha de Valentim Loureiro. Um dava electrodomésticos, este dá computadores.
O que eu quiz dizer é que me irrita o sentimento de integridade, moral e pensamento correcto que frequentemente percorre a Blogos, sempre que uma causa destas, como a da visita do Dalai Lama, se proporciona. E então é o falatório habitual. E mexe comigo sobretudo esta ideia de que se fosse eu recebia, fazia e acontecia por parte de gente que se se visse com responsabilidades governativas acabaria a fazer exactamente o que os actuais governantes fazem. E Angela Merckel não é exemplo, que eu saiba é a primeira vez que o Dalai Lama é recebido por um dirigente alemão e nem sei se o vai ser a título oficial.
Acho que transmiti razoavelmente o que quiz dizer. Eu também acho que a política da China é execrável e os direitos humanos e bla bla bla, mas afinal... e Angola? E daqui a pouco gempo o Mugabe? Não serão estes dois também um caso claro de realpolitik?
Mas a questão fulcral é a forma como a Blogos reage a estas questões. Por bloggers que nunca terão de decidir entre receber ou não receber o Dalai Lama. E em que a única responsabilidade que têm é debitar por aqui um pedaço de retórica. Correcta, claro. E logo Dalai Lama, figura consensual e simpática, muitos deles (os tais bloggers) desconhecendo até aspectos de um passado em que em matéria de feudalismo e direitos humanos o Tibete deveria manter algum recato
Quanto a Timor, a questão foi muito semelhante. E, todavia, viu-se no que deu. Mas esse é outro ângulo da questão.
Um abraço e espero ter sido sificientemente explícito, estou com a sensação de que fui um pouco atabalhoado...
:)

 
At 11:01 da manhã, Blogger JoãoG disse...

Clarificado.
Mas sabe que na Blogos (como lhe chama), como noutros sítios, há muita gente a debitar imbecilidades. Questões de competência. Depois, também existem aspirações cronistas, vaidades por afagar, cortesias mútuas, enfim, como na vida.
Agora, fiquei chateado com a propalada cooperação estratégica do n/ PR para com Sócrates. Cavaco devia, pela simbologia que representa, receber Dalai. Oficialmente...? Era indiferente. Votei nele e não m'agradaram aquelas desculpas esfarrapadas... e qto ao PM, ele que ladre, nunca votei nele nem no seu partido, logo, não é a mim que tem que prestar contas.

E quanto ao Lama, não me suscita simpatia... no que diz e, dentro daquele género, ao pé de Paulo Coelho é aprendiz de feiticeiro... :))

 

Enviar um comentário

<< Home