quinta-feira, setembro 13, 2007

Em defesa da tampa que salta



[2009]

Há alturas na vida em podemos e devemos mandar às urtigas quaisquer esforços de contenção e deixar saltar a tampa da panela. Num mundo espartilhado por procedimentos correctos, é frequente os espartilhos disfarçarem atitudes menos apropriadas, quando não desonestas. O homem é um animal estranho e capaz das atitudes mais inesperadas por razões tão fúteis e pueris só por não se gostar do bigode ou do tom de voz de alguém. E o que este árbitro do Portugal vs Sérvia demonstrou ontem foi isso mesmo. Uma insuportável raivinha contra Portugal e, possivelmente, uma circunvolução cerebral a mais ou menos que lhe permitiu uma das mais inteligentes arbitragens de que tenho memória. Digo eu, que não percebo nada de futebol, mas o suficiente para perceber que a inteligência deste árbitro (alemão, penso eu) está muito para além do penaltezinho arranjado em troca de um cabaz de “fruta”. E como um penaltesão estaria sempre fora de questão, eis que uma segunda parte de permanente faltas a meio campo contra Portugal, por vezes dando a sensação que só porque um português espirrava, acabou por produzir aquilo que se pretendia. Um golo, assente no nervosismo dos portugueses e, não menos importante, saído de um fora-de-jogo escandaloso. Mas um fora de jogo é um fora de jogo, é daquelas coisas que um árbitro pode dizer que na altura é sempre difícil julgar naquele décimo de segundo, etc...

O resto é conhecido. Com escassos minutos para jogar, o jogador que se atira para o chão a fingir que tem dói-dói no tutu e outro que provoca miúdos com sangue na guelra (no caso Quaresma) acaba por fazer perder a paciência ao mais pintado e nem Scolari se aguentou.

E agora vem aí a procissão do costume. Aqueles que berrarão na TV que com Mourinho é que é e os outros, os cientistas da bola que vão explicar na televisão as malfeitorias tácticas, as más escolhas e as piores substituições. Meia dúzia de “Pintistas” vão dormir melhor de noite e vão rir duas ou três alarvidades para a televisão também. E como faltam ainda quatro jogos e ainda vem por aí um castigo qualquer da UEFA, a coisa agora está mesmo comprometida.

Ai Scolari, que borraste a escrita com esse acesso serôdio de testosterona. Te cuida, cara. Senão lá vais ter de deixar Cascais de que tanto gostas…
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 9:01 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Uma coisa destas só podia acontecer com um gaucho (raça reconhecidamente com o maior indíce de testosterona do planeta) e em Alvalade. Em estádios onde se joga de camisola cor-de-rosa isto não acontece. E os meninos estavam nervosos porque têm jogado mal cmó caraças e as contas estão agora a ficar apertadas. Principalmente se até o árbitro resolver ser do contra.
E prontosssss

 
At 12:59 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Como li noutro blog qualquer, Scolari vai-se aportuguesando. Resultado: ganhar moralmente, muita conversa e uns tapas no fim do jogo :D

 

Enviar um comentário

<< Home