quarta-feira, agosto 29, 2007

O estrugido nacional



[1977]

O refogado é, certamente, o cheiro nacional. Não haverá um português que não tenha alguma vez identificado este odor. Muitos prédios em Lisboa oferecem o cheiro a refogado de brinde a quem quer que neles penetre. É uma daquelas coisas inexplicáveis – o resultado da utilização de um punhado de ingredientes naturais, como o azeite, a cebola, o alho e o tomate, que deveriam cheirar da mesma forma aqui, na Alemanha, no Chile ou na Austrália. Mas não. Desafio alguém que me diga que alguma vez tenha cheirado um refogado como “o nosso” fora das nossas fronteiras.

Por outro lado todos sabemos que o ritmo trepidante da vida dos nossos dias não se condoeu com a sacralização do "almocinho português". Portugal deve ser o único país do Mundo que pára para almoçar. É o motorista de táxi com a tabuleta no vidro a dizer – almoço, são os vários serviços que não atendem porque estão na hora de almoço, são mesmo aquelas consequências mais graves de episódios que correram mal porque "A" estava a almoçar. Mas, numa universidade, Senhor?

Daí que este post no 31 não me surpreenda. O cheiro a refogado da faculdade de letras é conhecido e uma filha de pituitária afinada e sensibilidade apurada já me tinha dito isso mesmo. Que a faculdade cheira frequentemente a refogado e que o bar serve de cenário, com regularidade, aos tais churrascos de fêveras.

Por razões diversas já visitei algumas universidades em países diferentes. Em nenhuma delas me ocorre ter visto churrascos ou cheirado a refogado. É uma daquelas coisas em que somos especialistas. Situações únicas. Neste caso, levar à Academia o odor do estrugido nacional. Com jeito, o Zé ainda repara e propõe mais uma marca: - Refogado Académico Lisboeta.
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 8:11 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Juro, juro que à medida que ia lendo pensava "será que o Zé sabe disto?".
Caramba!

 
At 7:22 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha
É transmissão de pensamento...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home