segunda-feira, abril 02, 2007

Mandaretes



[1662]

Desconhecia a origem da palavra mandarim. Muito menos imaginava ser portuguesa e, só por isso, agradeço ao Pedro Arroja
este post, suficientemente esclarecedor.

Tendo, também, vivido, num país de expressão inglesa, apercebi-me de casos semelhantes. Exemplos que definiam bem a mentalidade portuguesa e a anglo-saxónica, em tudo num registo semelhante ao que Pedro Arroja aponta para a palavra mandarim.

Neste último caso acho, porém, que
PA deveria ter feito uma menção aos mandaretes. Não tenho aqui dicionário à mão e o computador dá erro. Mas penso que o vocábulo mandarete está suficientemente generalizado. Por mim, acho que o mandarete está directamente relacionado ao mandarim, pois sem mandarins não haveria mandaretes. E nós, portugueses, tanto apreço temos pelos mandarins como gostamos de ser mandaretes.

Feitios, claro. Interrogo-me mesmo como seria possível formar governos, preencher os lugares da Assembleia da República, organizar listas de clubes desportivos, sindicatos, associações, comissões e tantas outras ferramentas da nossa vida colectiva se não houvesse entre os portugueses um punhado de mandaretes por cada mandarim que produzimos…


.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 12:04 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Jovem
se soubesse o que custa ser mandarim queria ser toda a vida mandarete....

 
At 12:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Já agora que o seu Sporting logo à noite não se deixa surprenser, pelo aflito Beira Mar.

 
At 7:22 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Pedro Conceição
Como viu (e eu sei que viu, pois você não perde futebol de qualidade...) ninguém se deixou surpreender :)

 
At 11:51 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Jovem, eu gosto de futebol de qualidade, mas aquela segunda parte..... por favor não joguem assim na catedral, porque senão são facilmente goleados...

 

Enviar um comentário

<< Home