segunda-feira, março 19, 2007

Obesidades, obscenidades



Isabel do Carmo, comendadora da Ordem da Liberdade, por Jorge Sampaio

[1632]

Já dou de barato não entender por que razão de cada vez que a televisão fala em obesidade aparece a inevitável Isabel do Carmo a dizer umas coisas sobre a dieta engordante (termo dela) dos países ocidentais e o blá blá blá do costume.

Sabendo que há mais endocrinologistas no país, percebe-se que esta insistência da nossa comunicação social em Isabel do Carmo, obesa, não é inocente. Mas esta noite arrepiou-me a forma como Isabel do Carmo se permite já afirmar, e tentarei reproduzir o discurso dela com palavras minhas, que isto já não vai com mentalização e educação. É preciso regulamentar, fazer leis, estabelecer regras… por outras palavras é preciso que a senhora ponha cá fora a sua verdadeira natureza num campo que, ultimamente, se tem mostrado muito fértil no controle dos cidadãos.

A facilidade/naturalidade com que Isabel do Carmo acha que me pode proibir de ser obeso se me apetecer sê-lo, ao mesmo tempo que me apercebo como este discurso deste tipo de gente tem cada vez mais e mais vezes lugar na nossa comunicação social causa-me arrepios. A não ser que a senhora pense que a sua condição de ex-dirigente das brigadas revolucionárias e condenada por actos de terrorismo lhe confira essa condição.


.

Etiquetas: , ,

12 Comments:

At 8:17 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Mas se ela própria é um pote!!!
Há com cada uma...
FELIZ DIA DO PAI para ti e não ligues à gorda radical:deve estar de dieta e sabes que isso deixa qualquer um de mau humor! Beijinhos

 
At 8:25 da manhã, Blogger cristina disse...

E achava eu que a ironia de Francisco José Viegas quando comparava a proibição do tabaco a uma pseudo-proibição do fast-food era uma parvoíce... Pelos vistos há mesmo quem pense assim...

 
At 10:31 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Neste dia


Parabens ao PAI, e AVÔ [que é ser PAI duas vezes (diz-se)]

Tem um dia muito FELIZ

beijinhos
maricel

 
At 6:47 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Mas quem é a Isabel do Carmo?




Beijinhos, a leste,
Sinapse

 
At 10:23 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Claro que vc é livre de ser obeso, desde que depois não exija que o estado lhe trate dos problemas de saúde que daí advêm..
vc pode mesmo ser um odre..
não exija depois emprego pk para transportar essa obesidade vc não anda,arrasta-se
etc etc
você pode muito bem ser o que quiser.
qto á primeira parte do seu post..amei...existem imensas outras sumidades no assunto com certeza, não seja este uma país de sumidades...lolll
não me leve a mal a discordancia ou não sintonia com o seu post, mas é a obesidade um grave problema de saúde já em alguns paises, temos que encarar com bastante atenção evidentemente sem fundamentalismos americanizados, no entanto n sei se com leis se talvez com alguma educação basica, apesar de cada vez mais acreditar que isso não seja possivel neste país
não csg por o nome
(outroblog)

 
At 8:14 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Só tu para me fazeres sorrir a propósito de uma mulher que não me faz rir coisa nenhuma...
Beijinho
:)

 
At 8:16 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Isso que disse o FJV inscreve-se exactamente no espírito que vejo na coisa. O controle dos ignorantes e dos incautos pelos bons e iluminados. Na mouche :))

 
At 8:16 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

maricel
Obrigado e um beijinho

 
At 8:26 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
A Wikipedia não refere Isabel do carmo e ainda bem porue se referisse seria num tom de panegírico (ler o que o Pacheco Pereira escreveu sobre a Wikipedia portuguesa)absolutamnete de revirar tripas. E eu, tripas, só à moda do Porto e nunca as da isabel do Carmo.
Esta senhora distinguiu-se nos anos do PREC por uma conduta feroz, cruel e totalitária e que não hesitou em cometer vários actos de terrorismo e outros crmes avulso pelos quais, aliás, foi condenada e cumpriu pena. Mais tarde engordou e lembrou-se que era endocrinologista e começou a sua sanha contra a obesidade, de que ela, aliás, é um exemplo vivo. Jorge Sampaio comoveu-se com a altruísmo da senhora (deve mesmo ter soltado uma lágrima furtiva) e condecorou-a.

É mais ou menos isto. Entretanto a RTP de cada vez que se fala em obesidade... adivinha quem é que vai chamar para falar sobre o assunto...
Beijinhos obesos

 
At 8:34 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo deoutroblogue
Meu caro/a, você entendeu-me mal. Eu não defendo a obesidade. Não sou obeso e acho óptimo que não se seja. Tamem não sou contra a luta contra a obesidade pois sei que ela é factor de doenças graves e mortes. E o seu tratamento à custa, muitas vezes do erário público.
Eu sou é contra a clique de gente que se acha mandatada (nao sei bem por quem) para tomar conta de nós Mais. Gente que paulatinamente tem vindo a ganhar terreno na forma como ditar leis sobre o tamanho do carapau, normalização dos tomates, número de sandes de chouriço que posso comer por dia (curiosamente os chouriços não entram na coisa, ele é mais hamburgers...)e que acham que devem legislar, regular e controlar o isqueiro que uso ou o número de vezes de devo ter sexo e, um dia destes, com quem.
Foi só isso.
De resto, o fenómeno não é só deste país em que você parece não acreditar mas onde me parece que vive, mas de muitos países em que a costela terceiro mundista se mantém inamovível. Costela inata ou geneticamente herdada, como me parece ser o caso do país de onde você me parece ser originalmente e me parece que não vive.
Comente sempre e um abraço

 
At 12:00 da manhã, Blogger Sinapse disse...

LOL, caro Espumante!! A minha pergunta era retórica ... mas adorei a resposta!!!




Beijinhos, assim dos redondos, gordos, ...
;))
Sinapse

 
At 11:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
se voltas a fazer de mim enciclopédia sabendo a resposta, vou aí e faço um escândalo.
Beijinhos fulos
:))

 

Enviar um comentário

<< Home