quinta-feira, março 15, 2007

Fluência. Pois...


[1620]

Assunto: Operação de fiscalização às actividades económicas;

Notícia: Em resultado de operação corrente, quatro padarias foram mandadas encerrar;

Notícia dada pelo Bom dia Portugal: E em resultado desta operação, digamos, e devido às condições da massa para fabrico de pão, han…, desde logo quatro padarias foram, han…digamos, assim, hummmm, fechadas, desde logo… segue-se mais uns minutos de um arrazoado que já me escapou. Ficaram-me os desde logo, os digamos e os hummms, apenas;

Exercício interessante: Imaginemos esta notícia dada por uma estação estatal de televisão de expressão inglesa: Four bakeries have been shut down for not complying with technical conditions…

Mesma noticia em inglês, usando a capacidade de expressão lusa; And as a result of this operation, hummm, let´s put it this way, hummm, and due to the transportation conditions the baking material, hummm, lets say it this way, four bakeries, hummm, went since then,… hummm, were… hummm, closed since then, let´s put this way…

Convenhamos que há muito a fazer nas nossas escolas, sobretudo ao nível da dicção. Digamos, hummm, desde logo!...

.

Etiquetas: , , ,

10 Comments:

At 8:55 da manhã, Blogger arara disse...

digamos que, hummm, ahnn, nomeadamente (irra, esta palavrinha também me irrita solenemente, de tanto que é usada nos noticiários), fiz o que sugeriste e estou a eperimentar pela primeira vez.Prontossss (esta também é boa, juntamente com portantos), digamos que consiga fazer o meu comentário: serei uma betinha feliz, graças a ti! Hummm, portantos, se isto funcionar, muitos mercis. Beijinhos

 
At 8:56 da manhã, Blogger arara disse...

ahhhhhh, acabo de reparar: não fica a foto da arara azul, não aparece 125, etc. Mas não se pode ter tudo, digamos...

 
At 12:01 da tarde, Blogger cristina disse...

hummm... ahhh... É muito, muito mau! parece que têm de mastigar as palavras antes de elas saírem! Então na rádio, como o directo é mais frequente, aí é que se nota! É mau, é muito mau. E enquanto não acabam o discurso, não há maneira de me abstrair: dou por mim quase inconscientemente a repetir todas aquelas mastigadelas irritantes!

 
At 5:37 da tarde, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Hmmm digamos que você...hmmm digamos, continua com a mesma, let's put this way...perspicácia...e hmm escrita acutilante.

Boa! Um grande abraço (saudades de uma boa conversa consigo, amigo, digamos, espumante)

 
At 12:05 da manhã, Blogger Sinapse disse...

ahahahaahahah!

... gostei tanto da caixa de comentários como do post!



Beijinhos, sem mais,
Sinapse

 
At 12:28 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

arara
Não se pode ter tudo. Mas já é alguma coisa.
You owe me one...
:)))

 
At 12:29 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Absolutamente irritantes, Cristina. Não há pachorra...
:)

 
At 12:31 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf
Meu caro, você sabe como gosto duma boa conversa. O remédio é simples. Aparecer para almoçar e conversamos :)
Um abraço

 
At 12:32 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Já andas por aqui? Tenho de ir ao Lote ver se te zangaste muito comigo :)))
beijinho sem mais

 
At 2:10 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Ooooops, não ... não me zanguei contigo lá no Lote 5 ... sorry!

;))


Beijinhos, zangados ao retardador,
Sinapse

 

Enviar um comentário

<< Home