sábado, dezembro 09, 2006

Falta de respeito


[1406]

A chuva continua. Pífia, como quase tudo neste país, intermitente, tornando Cascais num mundo de lama, por força do mais descarado ataque de construtores civis e brigadas de obras de que tenho memória, no concelho. É um mundo de lama, de bandeirinhas vermelhas, de tubos, tábuas, buracos no chão, tubos de “PVC”, betoneiras, gruas, tudo a monte, tudo a esmo, rastos de lama de camiões a saírem de espaços de obras para a via pública, um exemplo acabado, por fim, da mais completa ausência de civilidade por parte de quem manda nestas coisas. Cascais está a tornar-se insuportável, sobretudo aos fins de semana quando a juntar à lama das obras aparece um batalhão de domingueiros que vêm ver a Boca do Inferno, entupir a estreitíssima estrada do Guincho e encher a Visconde Valmor de papéis de gelados Olá, sacos de plástico, beatas lançadas com requinte de habilidade circense pela janela do carro e cuspidelas de bitola elevada.

Há quem diga que esta é a tal massificação dos meios, dos costumes, do nivelamento das classes e que isso é bom. Eu acho que é mau. Degradante e em desrespeito absoluto pelos direitos de cada um. Mas isto acho eu que fui habituado a respeitar os outros. Mesmo aqueles de que não gosto.