quinta-feira, novembro 16, 2006

Latas no rabo do gato


[1369]

Habituei-me desde cedo à figura do puto irritante que povoa os cenários da nossa meninice e que procurava sempre justificar as suas tropelias em função do facto de os outros também o fazerem.
- Nelinho, roubaste plasticina?
E o Nelinho respondia, debulhado em lágrimas:
- Ó setôra, o Zequinha também andou a escrever nas paredes.
- Nelinho, roubaste os doces à Aninhas?
E o Nelinho, debulhado em lágrimas cínicas e afogado em sintomas de sacanice cromossomática geneticamente não modificada ao longo das décadas:
- Ó Setôra, o Janeca também andou a desenrolar papel higiénico no recreio.

O Nelinho é uma forma mais ou menos estereotipada que não se confina especialmente à rigidez de fronteiras geográficas. No caso de Portugal, a diferença é que os Nelinhos crescem e refinam a qualidade de justificarem o mal que fazem (ou de outrem de que gostem, como o clube de futebol da sua simpatia) com o mal que os outros também fazem. Daí que não me admire especialmente quando Daniel Oliveira ache muito bem que a Al-Jazeera seja sensacionalista e use a linguagem que agrada ao seu público, perguntando se a CNN não faz o mesmo! É o menino Nelinho em força, usando argumentação malandreca e espertalhona que já usava na escola. No caso da Al-Jazeera, Daniel Oliveira esqueceu-se de referir que não me consta que a CNN seja uma célula mais ou menos dissimulada de qualquer grupo terrorista dos Estados Unidos. O que não é manifestamente o caso com a Al-Jazeera, que funciona praticamente “on behalf" da Al-Qaeda.

O que choca é que não estou a descobrir nada, toda a gente sabe. E toda a gente sabe porque opiniões insuspeitas o dizem.

Daniel Oliveira é assim. Um dia ainda o vou apanhar a roubar o giz do quadro preto ou a espreitar as saias da professora e a espetar alfinetes nos olhos do papagaio. Nada que seja de minha conta, apenas uma pequena irritação…

5 Comments:

At 9:41 da manhã, Blogger 125_azul disse...

E quando o apanhares, ele vai dizer que quem amarrou as latas no rabo do gato foste tu! Hoje também quero as minhas gotas, por conta das besteiras do Infarmed! Neura!!! Beijinhos

 
At 11:07 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Afirmar que a AlJazeera é uma célula da Al Qaeda é ums coisa que só lembra à direita estúpida. E fico por aqui.

 
At 5:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Tens que me contar o que é que o Infarmed te fez :) Quantos são? Quantos são?
Beijinho

 
At 5:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

chuvamiudinha
Resmas deles, chuva :)) Uma boa semana para ti também

 
At 5:46 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

mdt

Feliz ideia. Ficar por aí...

 

Enviar um comentário

<< Home