sexta-feira, novembro 03, 2006

Abobrinhas


[1297]

O Halloween e o Valentine’s ou, em versão lusa, o dia das bruxas e dos namorados são um bocadinho assim como o MacDonalds. Toda a gente usa, muitos gostam e uns quantos sentem-se preocupadíssimos com a influência anglo-saxónica na nossa sociedade.

Tendo vivido numa sociedade de extracção anglo-saxónica durante muito tempo aprendi a conviver com ambos e os meus filhos rapidamente absorveram o hábito e o gosto pelas abóboras e pelos cartões de namorados, sem que isso me perturbasse ou eles deixassem de ser portugueses.

Em Portugal há os puristas da coisa. Nada contra. Se somos portugueses não devemos sentir-nos compelidos a celebrar bruxas nem namorados, mesmo que mantenhamos incursões regulares a Vilar de Perdizes ou namoremos, como as pessoas. Intolerável é a inevitabilidade da consciência política daqueles que acham que, uma vez mais, estamos a ser
vítimas de uma estratégia globalizante e imperial dos Estados Unidos, mesmo quando o dizem entre dentes. Intolerável e insuportável. Porque se preferimos a patanisca ao hambúrguer, nada nos obriga a vacilar na escolha. Não podemos é passar a vida a espumar raivinhas contra os americanos enquanto trincamos um double-cheese burger e prometemos um vestido de aranhas à filha ao mesmo tempo que rabiscamos um postal para a namorada. É pífio e leva-nos tão longe quanto tentarmos instituir uma cadeia de feijoada transmontana nos Estados Unidos. Não porque os americanos receiem a gesta imperial dos lusitanos mas pura e simplesmente porque não gostam de feijoada. Nem sequer a entendem…

4 Comments:

At 12:26 da tarde, Blogger Carlota disse...

Os EUA são um país fantástico, cheio de coisas MUITO boas. A comida não é certamente uma delas. Mas o Haloween e o Valentine's Day são coisas perfeitamente toleráveis, eu diria.
Beijola.

 
At 2:21 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Melhor que o teu remate "nem sequer a entendem", só o comentário da Carlota. Tá tudo dito. Eu fico feliz porque as minhas filhas adoram vestir-se de bruxinhas e amo receber cartões,flores e jantares especiais no dia dos namorados. Detesto feijoada e adoro pataniscas. Que queres? Sou festeira! Beijinhos

 
At 6:59 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Eu nem diria tolerável. São até dias giros :) Nunca me preocupei em retirá-los do imaginário dos meus filhos só porque era cultura alienígena :))
Beijola

 
At 7:00 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Mas que admiração, a Carlota é melhor que eu :))
Beijolas para uma e torresmos para a outra. E um beijinho também, claro
:)

 

Enviar um comentário

<< Home