terça-feira, outubro 24, 2006

Misty window


[1277]

O conforto cinzento da chuva traz-me o contraste do sol permanente de muitos dias seguidos que banha a nuvem de pó em que Lisboa está permanentemente mergulhada. Preciso deste contraste. É nele que se me abre mais tempo e maior campo de reflexão para algumas questões que vão surgindo inexoravelmente com os anos, apesar da quimera permanente da juventude que achamos que temos.

O cinzento não é mais bonito que o brilho do sol, naturalmente. É apenas uma forma de atenuar a perversidade que o calor e a poeira dos dias solarengos que banham uma das mais bonitas cidades do mundo, a minha, trazem na forma de contrariedade. As obras, o pó, o trânsito, os dejectos de animais, a absurda calçada portuguesa (acho que só um português poderia inventar e gostar da calçada à portuguesa, cujos efeitos a Miss Pearls já por mais de uma vez dissecou no seu blog e que me dispenso, portanto, de repetir), tudo isso me rouba a possibilidade de reflectir de forma distinta e adequada. E eu, contrariado, não reflicto. Resmungo, refilo, tomo antiácidos, acho, enfim, que a minha cidade é a pior cidade do mundo e nem reparo como, aqui e ali, me devo um pouco de atenção e desvelo. Afinal sou humano, como, durmo e tenho dor de cabeça como as pessoas, amo, odeio, sou bom, sou perverso, minto ou falo verdade, no turbilhão circunstancial em que nos vemos envolvidos dia após dia.

Por isso, gosto do cinzento. Do cinzento chuvoso que nos tem feito companhia neste últimos dias. Desaparecendo alguns factores de irritabilidade, penso um pouco mais em mim, nas minhas ansiedades, nas minhas dúvidas e, até, esboço formas mais ou menos programadas de acção, que é coisa que vicissitudes várias me impediram de fazer, já que quase sempre tive de substituir a acção pela reacção, conforme as coisas iam acontecendo.

Neste momento tenho um par de pares de coisas em que tenho de pensar. Provavelmente, até, terei de decidir. Eu que detesto decisões que ultrapassem em demasia o simples acto de escolher um filme ou o prato que vou comer ao almoço. Provavelmente porque levei toda a minha vida a tomar decisões. Algumas quase sem tempo para pensar em segundas opções e com resultados tão rápidos e absorventes que não me concediam, sequer, tempo para pensar se as decisões teriam sido bem ou mal tomadas. Mas agora sobra-me um pouco de tempo. Talvez, dizendo melhor, de espaço. Posso tomar algumas decisões. Porque tenho de o fazer. E acho que, pela primeira vez na vida, reparo que tenho algum tempo para reflectir.

Talvez o cinzento dos dias me esteja a ajudar.

7 Comments:

At 12:37 da tarde, Blogger Sinapse disse...

eheheheheheh, devias mudar-te para BXL. ;)) Cinzento todos os dias!! Se o cinzento te dá para reflectir, para pensar, então havias de ser um pensador, um filósofo, um escritor, um cientista, eu sei lá.

A mim, o cinzento oprime-me. Irrita-me esta constância cromática. Esta monotonia meteorológica.

Beijinhos, oprimidos,
e boas decisões!
Sinapse

 
At 1:52 da tarde, Blogger M Isabel G disse...

Olá
A mudança de estação assalta-nos com mudanças de humor.
É esperar que passem os maus pensamentos.~
:)

 
At 2:56 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Isto é uma provocação para o gang de Bruxelas! Vai pondo as barbas de molho. Beijinhos

 
At 9:26 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Constância cromática... :))) Já apontei no meu moleskine :)))
tenho sempre dificuldade em explicar que gosto de sol, o que nao invalida o conforto que sinto com as neblinas, frio e "gray twilights" :))) Acham-me sempre um ET por causa disso. Se calhar sou mesmo. Mas a verdade é que semanas seguidas de sol não deixam de constituir uma constância cromática. E se lhe acrescentares o pó e o "bo" do metro tens os ingredientes necessários para eu gostar do frio.
beijinhos constantemente cromáticos
:)

 
At 9:29 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Miss Pearls

Eu não tenho maus pensamentos :))So quando oiço os noticiários e leio alguns blogues. Mas passa depressa.
Uma saudação especial pela recente produção abundante de posts lindíssimos lá pelo Miss Pearls... sério. E um beijinho

 
At 9:32 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

É. O gang é tipo salamandras. Animais de sangue frio, expostos ao sol no cimo de um rochedo. E à primeira nuvenzinha no céu, sai casaco, botas e cachecol :)))) Pelo menos do que sei!
Quando às barbas de molho, faço a barba todos os dias, o que inclui um escanhoamento perfeito. Não há um piquinho de barba, pelo que nada me resta para pôr de molho :)
beijinho

 
At 9:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Há dias cinzentos que até são benéficos. Mudam-nos o humor, para não haver rotina.
São dias assim que nos fazem pensar nos lindos dias de Sol que já tivemos e voltaremos a ter.
Lit

 

Enviar um comentário

<< Home