quarta-feira, outubro 04, 2006

Bons tempos...


[1244]

O medo, servilismo e consciências morais que por aí grassam relativamente aos maometanos conduziram-me a recordações de um passado relativamente recente em que Samora Machel, no seu estilo inconfundível, fazia enormes comícios onde deixava extravasar os seus ódios, disfarçados de boas intenções e da sua inigualável competência oratória.

E era assim que num discurso algures no norte de Moçambique ele deixou soltar pérolas como “já Deus dizia, se vires uma cobra e um monhé, mata o monhé" (tradução livre do que lhe levava 10 minutos a dizer em tiradas inesquecíveis de retórica riquíssima) ou uma célebre sessão de verdadeiro achincalhamento da religião islâmica, fazendo humor com o facto de os maometanos vilipendiarem o porco porque Alá não achava o porco digno sequer de olhar para Ele, e por isso é que o porco tinha as orelhas compridas a taparem os olhos para ele não poder ver para cima. E que era completamente estúpido haver gente a morrer à fome e não comerem porco porque Alá dizia que era pecado. E depois repetia, gritando: - Vamos todos comer porco? E as pessoas diziam: - Vaaaamos. E Samora gritava, uma, duas, três, dez vezes mais: - Vamos todos comer porco? E as pessoas gritavam, levantando o punho: - Vamos!

Enfim, outros tempos, outras gentes e, certamente, outros porcos!

2 Comments:

At 10:07 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Que fotografia bonitinha, que porco simpático. O resto, com perdão da má palavra, a porcaria do costume. Beijinhos, bom feriado

 
At 9:08 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Os teus comentários são do mais fino humor que conheço :))))
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home