sábado, setembro 02, 2006

A Festa


[1185]

Causa-me alguma irritação a onda ternurenta que se gera todos os anos por esta altura a propósito da festa do Avante. E algum espanto, também. É que se descontarmos algumas manifestações de snobismo idiota de recente extracção, não vislumbro razão para a costumada onda de simpatia por uma festa que consagra uma ideologia de logro, manipulação, cerceamento de liberdades, hipocrisia e violência. Não percebo, mesmo. Por muito diferentes que sejam os tempos actuais, não consigo dissociar nunca a existência do partido comunista da sua génese que, no essencial, não mudou. Se o PC estivesse no poder, e isto só para citar um exemplo simples, eu nem sequer poderia estar a aqui a escrever este post…

10 Comments:

At 9:46 da tarde, Blogger Carlota disse...

Nunca lá pus os pés. Na festa do Avante.
A minha (já antiga) alergia ao PCP nunca me deixou ir nessas alegorias. Vivi durante 20 anos numa rua a 20 metros da sede do PCP e o contacto que com ele tive (sobretudo auditivo, quinze dias em cada campanha eleitoral, from 9 to 5) deixou marcas.
Mas parece-me, pelo que leio e ouço, que a festa do Avante agora pouco terá a ver com o PCP. Agora é uma coisa chique. Até o Marcelo lá vai.
Pelo andar da carruagem, para o ano contarão com a participação dos Jardim Gonçalves...
:)
Beijola.

 
At 12:09 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Ouvi dizer que as sandes de coiratos são muito boas nessa festa, mas eu não como carne.
Mas a malta diverte-se...
Beijinhos

 
At 1:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Se reparares bem, eu referi "... salvo alguns casos de manifestações de snobismo idiota..." :)
Cascais tem disto. Ou está na moda ir a Fátima a pé, com os maridocos atrás de jeep com o farnel e creme para as barrigas das pernas (e para as outras barrigas, também...) ou está na moda ir à festa do Avante.
Eu reparei no Marcelo e nas três ou quatro vezes que ele repetiu que este ano ia sem falta...
Beijolas

 
At 1:26 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Não comes sandes de coiratos... não sabes o que perdes, tu não sabes o que perdes
:)))

 
At 7:34 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

Caríssimo Espumante, também nunca fui à festa do Avante nem comi sandes de coirato.
Quanto ao Marcelo, acho que a coisa se deve a tantos livros que (não) lê...
Um abraço.

 
At 8:22 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

torquato da luz
Não sei se concordarei consigo em relação a Marcelo... a coisa tem muito a ver com uma moda que rodou aqui por Cascais. Como disse noutro comentário, isto "aqui" tanto dá para Fátima de jeep, como dá para a sandes de coirato na Atalaia. É preciso é uma idiossincrasiazinha de vez em quando :)
Um abraço para si

 
At 8:45 da manhã, Blogger Brottas disse...

Tirando a parte politica onde se incluem discursos de duas horas para repetir a mesmíssima mensagem de a 30 anos, a festa do avante é ainda, e espero que continue a ser uma das únicas festas multiraciais, multiculturais onde ate o nosso caríssimo Marcelo se ira sentir bem.
As sandes de coiratos são mesmo boas, mas alem delas existem mais maravilhas gastronómicas de todo o pais……
E para os pseudo-intelectuais também lá há uma boa feira do livro e do disco….
Portanto tirando a parte politica penso que qualquer pessoa poderá ir a Festa, ou melhor pelo menos devia de lá ir uma vez para poder comentar…

 
At 4:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

brottas

Meu caro brottas, você entendeu-me mal. Eu não disse que a festa do Avante não era multicultural nem multirracial... nem desmereci das sandes de courato (de que aliás gosto bastante)e é-me indiferente se os pseudo-intelectuais (palavras suas) têm onde comprar livros ou discos. Eu só disse que para mim é difícil dissociar a componente lúdica da festa do espectro político que ela configura... isto porque conheço bem (e de perto) a "peça". Foi só isso que disse. Porque eu seria capaz de lhe indicar um punhado de festas populares, multirraciais e multiculturais que não precisam de estratégias de engodo político para serem verdadeiramente populares e prazenteiras. E sim, é verdade, nunca lá fui. Mas creia que para a afirmação que fiz no post, o ir lá é o que menos interessa. Conheço demasiadamente bem a canção para me obrigar a ler a pauta.
Um abraço e obrigado pela visita.

 
At 10:32 da tarde, Blogger Brottas disse...

lol... eu tenho a sorte de conseguir dissociar a festa do partido, pois nao sendo comunista vejo a festa so pela festa... mas isto tambem sao so ideias...

 
At 3:52 da manhã, Blogger n0c0dE disse...

É muito mais fácil acreditar na propaganda norte-americana com que mamamos desde pequenos e ser anti-comunistas, do que esforçarmo-nos por conhecer as verdadeiras ideologias do socialismo.

Quem diz que se o PCP estivesse no governo não podia escrever estes posts e depois apaga comentários que não lhe interessam, realmente não merece respeito.

O PCP luta pela verdadeira liberdade e não pela liberdade que o PS/PSD/PP lutam por nos retirar.

Sei que este post vai ser apagado pela "censura" mas pelo menos desabafei.

Não fales do que não sabes, vai primeiro à festa e depois fala.

 

Enviar um comentário

<< Home