segunda-feira, setembro 11, 2006

Atordoado


[1205]

Estou atordoado. Desde ontem que estou a ser bombardeado com a mais vil campanha de descridibilização dos americanos, de Bush e de tudo o que tenha a ver com os Estados Unidos. A propósito do ataque assassino às torres, vi ontem um documentário na estação pública de TV em que se questionava se as explosões teriam sido causadas por aviões ou por mísseis. Se o avião que se despenhou no Pentágono era mesmo um avião comercial ou uma macabra manobra de Bush e seus apaniguados que teriam engendrado toda aquela história e, entretanto, escondido o avião verdadeiro. Não se sabendo bem o que teriam feito aos passageiros, mas isso agora também não interessa nada. Ouvi doutos comentários de gente que sabe da poda (pelo menos pelo estilo de forma apesar da concupiscência das ideias) a explicar à massa ignara como é que este arranjinhos se fazem, Bush a fazer moscambilhas com Bin Laden, Rumsfeld a cozer a sua imbecilidade no braseiro das Twin e muitos, muitos depoimentos a favor de uma corrente recente de que afinal aquilo das torres foi uma treta e que Bush seria o culpado.

Hoje a coisa fiou mais fina. O Forum TSF seleccionou, com esmero, um psicólogo, um politólogo e um professor que eu não conheço, mas muito desenvolto das ideias, que expuseram a mais idiota teoria dos acontecimentos do nineleven, no fundo afinando pelo diapasão de véspera, mas muito mais subtilmente. Com muito mais politologia, psiquiatria e pedagogia. Foi um rosário das penas que Bush nos tem feito passar desde que, por sua causa, uns assassinos loucos resolveram matar uns milhares de pessoas que não tinham nada que estar ali nas torres a trabalhar. Entremeou-se estas brilhantes alocuções politólogas, psiquiátricas e pedagógicas com meia dúzia de ouvintes, claro. Escolhidos a dedo, aos costumes disseram o mesmo que costumam dizer.

Eu fico mesmo pasmado com a capacidade crítica dos meus concidadãos, com a sabedoria dos politólogos, psiquiatras e professores do meu país que com a solução na mão para os grande problemas mundiais ainda não conseguiram resolver coisas comesinhas e intestinas como as bichas da saúde, a aflitiva e inaceitável iliteracia, apagar os incêndios de Verão ou a porcaria do trânsito da segunda circular. Mas lá do Bush percebemos nós. E do Irão. Do Líbano, Síria e Palestina, Dos direitos humanos, de paranóias securitárias e da manutenção das nossa liberdades. As fundamentais. Sabemos tudo.

Esta mesquinhês assusta-me e envergonha-me. Isto já não é sermos de esquerda. É sermos idiotas, ridículos e perigosos. E, sobretudo, não termos a menor pinga de respeito não só por aqueles que morreram tragicamente há cinco anos como por todos os que morreram depois e continuam a morrer lutando numa guerra da qual, aparentemente, parecemos ter o segredo.

Não fossem os broncos dos americanos e ja tínhamos "negociado" isto tudo…

12 Comments:

At 4:30 da tarde, Blogger Bekx (JGG) disse...

Há muito que desisti de discutir ou sequer contra-argumentar. Sinceramente, quando temos ao nosso dispor os media de todo o mundo, seja na televisão ou através da Internet, para quê perder tempo com RTP's, TSF's e afins?
Somos um país de gente invejosa e ignorante que se insere numa Europa à deriva, na qual determinados valores e ideais perderam significado perante a cobardia geral dos povos e dos cretinos que nos governam.
Preocupemo-nos com o futuro, na certeza que este passará cada vez menos por aqui;-)
Um abraço.

 
At 6:38 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

E eu assino por baixo.
Beijinhos

 
At 6:45 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Também vi a teoria da conspiração...preocupa-me a total insensibilidade que obriga a desrespeito total para com a dor e o desespero das vítimas, sobreviventes e suas famílias, mas já desisti de sequer tentar entender a estupidez e a maldade humana.
Beijinho e dias mais frescos e leves

 
At 12:38 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

bekx
Meu caro, eu dou-lhe razão. Mas a verdade é que acabei por dar comigo a papar o Prós e Contras e de fio a pavio... :))

 
At 12:38 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes
Um beijinho para si também

 
At 12:39 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Mas é uma teoria que já vai alargando o seu número de adeptos. Ainda agora se viu no Prós e Contras...
beijinho

 
At 1:10 da manhã, Blogger Brottas disse...

Não sou apologista das teorias da conspiração.... mas que as há... Há...

Muita coisa mal explicada existem em torno disto....

E no final so tenho pena das 3000 pessoas inocentes que morreram...

Não sei quem foram os culpados, sei e que nas torres morreram 3000 e no Iraque muitas mais... Mas isso e politica anti-terrorista por isso é BOM

 
At 11:46 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Acho que o "Farenheit 9/11" é uma boa fonte de conhecimento que levanta grandes duvidas. Claro que há que ter em atenção de distinguir os factos das opiniões do Sr. Michael Moore (apesar de concordar com muitas dele). A quem ainda nao viu, fica aqui a sugestão para verem, até porque para melhor se falar e opinar sobre um assunto ha que conhecer os 2 lados da história.

Quanto à parcialidade dos média, não me espanta absolutamente nada. Quem não está habituado a ver debates (seja qual for o assunto), com apenas representantes do PS e do PSD? E com os comentadores politicos que sao (quase exclusivamente) de direita? E o povo até vai gramando com as opiniões deles, porque devem percebe muito do assunto, afinal sao comentadores!!!!

Brottas, mas afinal, nao o Iraque não foi invadido porque tinha armas de destruição massiça? Ah, não... depois foi porque o Saddam era um ditador e tinha que ser removido! Claro que as companhias Americanas neste momento a tomar conta dos poços de petroleo nao tem nada a ver com isto!

Caro Espumante, estou muito desiludido em não ter resposta sua aos meus comentários...

Acho graça que diga isto em seu outro post: "O simplismo com que Mário Soares aborda determinadas questões, a evidente falta de conhecimento de factos históricos (ou uma pretensamente hábil manipulação dos mesmos) e a irritabilidade que demonstra em todas as situações que vão surgindo ao longo do debate desaconselham vivamente que se leve este homem a sério"
Mas qdo tento aprofundar os assuntos consigo de uma forma civilizada, não obtenho resposta...

Será que ainda não teve tempo, ou devo pensar "cada vez mais demonstra ter uma espécie de conhecimento pela rama de temas que ele tinha obrigação de conhecer profundamente" já que escreve sobre eles?

 
At 3:08 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Eu fico mesmo pasmado com a capacidade crítica dos meus concidadãos, com a sabedoria dos politólogos, psiquiatras e professores do meu país que com a solução na mão para os grande problemas mundiais ainda não conseguiram resolver coisas comesinhas e intestinas como as bichas da saúde, a aflitiva e inaceitável iliteracia, apagar os incêndios de Verão ou a porcaria do trânsito da segunda circular. Mas lá do Bush percebemos nós. E do Irão. Do Líbano, Síria e Palestina, dos direitos humanos, de paranóias securitárias e da manutenção das nossa liberdades. As fundamentais. Sabemos tudo.

Adorei.

 
At 6:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

brottas
Penso que a nossa conversa de hoje foi abrangente e dá para os dois posts :)

 
At 6:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

roger

Remeto-o para o meu último post.

 
At 6:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Há um problema muito grande contigo. É que tu és simpática e perturbantemente inteligente :)
Eu tinha a certeza que adorarias esta passagem :)))
beijinhos... acho que já disse contentes, mas olha, fica contentes outra vez
:)

 

Enviar um comentário

<< Home