quarta-feira, agosto 09, 2006

Vergonha



Foto TSF
Oliveira de Azeméis. O Parque La Salette chegou a estar ameaçado



[1149]

Hoje fui ao Porto. O céu estava cinzento esquisito, as nuvens não eram nuvens, eram fumo enrolado que pairam sobre a cidade. Dos Carvalhos à Póvoa de Varzim. No chão, a atmosfera está irrespirável. Cheira a fumo, a lenha, a brasas, o calor é insuportável (a televisão tem indicado temperaturas mais elevadas que as de Lisboa) e regressei à capital com a sensação que até a roupa cheirava a fumo. Parece que em Valongo e Gondomar até casas e quintais têm estado em perigo. Estranho país este em que há quinhentas (qui-nhen-tas!) ignições por dia!... No passado domingo parece que foram batidos todos os recordes de ignições desde 2003. Estranho país este em que todos os anos oiço um qualquer relatório policial dizendo que há não sei quantos detidos, não sei quantos arguidos e depois vai toda a gente à vida que se faz tarde. Gostava de saber quantas pessoas estão presas a cumprir pena por fogo posto. Talvez bem menos que alguns desgraçados que fumaram uns charros, talvez nenhum. Sinto pena, revolta, vergonha, sinto até vontade de andar ao estalo por ver ao ponto a que chegámos. É que é intolerável. Fazer de Portugal todos os anos uma fogueira de Santo António é uma vergonha e um sinal claro de que a nossa sociedade acolhe bandos de loucos dos quais as pessoas normaizinhas da cabeça deviam estar protegidas. Não conseguir resolver o problema começa a ser absolutamente ridículo, motivo de chacota pública e um triste certificado do que valemos como cidadãos.

Estou absolutamente revoltado. Chocado e furioso.

13 Comments:

At 8:04 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Não seria fogueira de S. João? Afinal, vieste ao Norte e aqui o santo popular é outro.

E não te respondo ao post, pronto! Vieste ao Norte e, mais uma vez, leva a "gaija do norte" tampa nos cafezinhos. Deve ser da crise, deve... Grunft!!!

 
At 8:09 da tarde, Blogger lilla mig disse...

Eu também!!! :(((

 
At 8:42 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... acabei de deixar-te uma resposta a este post na caixa de comentários do post anterior ... e agora vinha aqui à caixa de comentários deste post só para acrescentar que deverias ter dito fogueira de São João ...
LOL!!!!!... já vi que alguém se adiantou! :D :D :D

...

... agora a sério ...

Beijinhos, também chocados e furiosos,
Sinapse

 
At 9:45 da manhã, Blogger LurdesMartins disse...

Pois é... tem sido assim esta última semana. Sexta-feira passada aqui em Matosinhos quase que se asfixiava por causa dos incêndios em Valongo e Penafiel. Passei lá perto, pela A4, e o que se via não era nada digno de se ver... tudo em chamas, fumo por todos os lados, enfim... um inferno! Imagino, se calhar nem imagino, o que as pessoas lá têm passado!
No início desta semana às sete da manhã parecia que estavamos a assistir a um final de dia tal era o fumo que alterava a cor ao céu... o parque da cidade um dia destes tornou-se um autêntico alojador de fumo, passear por lá uma destas manhãs era missão impossível... e as faúlhas que são trazidas pelo vento?!?!? Mas isto cabe na cabeça de alguém?!?!?!? E o que revolta ainda mais é que isto se repete todos os santos anos... e realmente, alguém dá conhecimento de alguma pena cumprida por causa disto?!?!???!
Portugal no seu melhor?!?!?
Beijinhos

 
At 11:42 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

hipatia

Eu seja ceguinho se quando acabei de escrever o post não me lembrei de ti... :))))) Pensei, se a "gaija do norte" lê isto vai dar-me uma chazada :)))
Pronto está dada. Mas a verdade é que também há fogos no Sul e além disso eu não estava certo que o pessoal do Norte sabia saltar à fogueira :)))))))))
Devidamente informado, mudemos então as fogueiras para "fogueiras de S. João".
Happy?
Beijos e já agora. Fui ao Porto a correr, regressei a correr... não se trata de tampa nenhuma. Numa próxima vez telefono e tomo outro café contigo, vale?
Beijos

 
At 11:43 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lilla...
:)))
afinal ainda respiras :) Bons olhos te leiam e até já fui lá ao "Esplanada" confirmar.
Beijinho

 
At 11:48 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

O meu comentário lá em cima para a Hipatia serve para ti, pois tu és uma segunda edição "revista e melhorada" :))))) da "Gaija do Norte" (sempre estou para ver se a Hipatia reage a esta da versão melhorada, e que fique bem claro que esta da versão melhorada não tem nada a ver com atributos físicos mas sim e apenas com o vosso acrisolado apego e amor à "Inbicta" :)))
Mas isto dos fogos é uma vergonha, não é?
A Galiza também está a passar um mau bocado e isso foi caminho andado para os nossos jornais se encherem de notícias da Galiza ao estilo "Vêem?´Na Galiza também há incêndios" :))
Isto é tudo uma cambada de putos.

Beijinhos esturricados

 
At 11:50 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes

Foi exactamente o que me impressiou na viagem ao Porto. O fumo, a atmosfera pesada e o cheiro. Um inferno. E o calor, claro está, que eu já nem sei se era apenas calor natural ou se trazido dos fogos...
Beijinhos para ti também

 
At 1:22 da tarde, Blogger t-shelf disse...

Parece que para ser agosto em Portugal tem de haver obrigatoriamente hordas de imigrantes pelas ruas a falar francês para se armarem aos cucos e pelo menos seis fogos activos. Safa! Não há vergonha que chegue!

 
At 4:55 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Olha a Ti !
Que saudades :))
Até fui a correr ao MIndshelves deixar um comentário e +erguntar pela I-Shelf :))))
Um grande beijinho para ti e shelves todos aí em casa

 
At 10:28 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Obelá, "gaijo"! Que é lá isso, carago? Se não sou revista e melhorada sou o quê, hem? O original antes da edição? E estás a pôr em causa a minha tripeirice?

Ai o caracinhas!...

 
At 8:43 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

hipatia

The one and only Hipatia... os olhos mais bonitos ao norte do Vouga (eras do Mondego mas tenho uma amiga de Condeixa que se mudou para a Mealhada...)
:)))))
Beijinhos

 
At 12:28 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Tens razão Hipatia, o menino é muito ocupado e vem sempre a correr ao Norte. Apesar de poo cá sermos mais hospitaleiros, por lá são mais prazenteiros.
Elitismo é outra loiça

 

Enviar um comentário

<< Home