sexta-feira, agosto 25, 2006

O Bloco e as Termas



Reportagem no exterior da RTP. O perigo é a sua profissão...


[1169]

Na sessão de masoquismo diária a que me presto todas as manhãs (leia-se ir ouvindo o "Bom Dia Portugal" enquanto tomo o pequeno almoço), lá vinha uma repórter da RTP a explicar que cinquenta pessoas residentes da Azinhaga dos Besouros estavam sem casa, porque a Câmara estava a demolir a Azinhaga, a repórter girava entre várias pessoas embrulhadas em cobertores e lá ia fazendo as perguntas da praxe, à medida que os residentes iam prestando as respostas da mesma praxe. Este tipo de reportagens desagua sempre numa pequena entrevista com um representante do Bloco de Esquerda (gostava de saber porquê, mas isso não vem agora ao caso) que desbobinou a ladainha do costume. O direito constitucional a um tecto, a brutalidade da polícia e um enorme etc., que me parece estulto esmiuçar porque é sempre o mesmo. Um “etc.” assim a modos de um sucedâneo da cassete do Carvalhas.

É nesta parte da reportagem que me lembro das Termas, que são organizações turísticas que fazem muito bem aos bicos de papagaio, ao fígado, à pele e, já o ouvi, à flatulência. Tão bem que todos os anos estão cheias de gente que todos os anos vai a banhos termais durante uma vida inteira. O que me faz pensar que, de duas uma, ou os turistas termais têm doenças diferentes todos os anos ou as termas fazem só um bocadinho de bem, um bocadinho por ano e o pessoal leva uma vida inteira a ir às termas. Donde se infere que as Termas existem porque há doenças que se curam (?) com Termas (em prestações suaves, é ver os "doentes" todos os anos sentados dentro da água de tanques, enquanto cavaqueiam sobre futebol, endireitam a coluna e libertam as maleitas do fígado, da pele e, já agora, uns quantos gases intestinais), senão quem é que se dava ao trabalho de ir a banhos naquelas águas infectas a parecer sopa da véspera e pejada de carcaças sofredoras de bicos de papagaio e desvios de coluna?

Com o Bloco é a mesma coisa. Não fossem estas demolições e a Carla Trafaria, cabelos apanhados por causa do vento e microfone empunhado ao estilo de tocha olímpica, o que seria do Bloco? Eu sei que ainda haveria um barco de aborto aqui e ali, umas sessões avulsas de desobediência à polícia e mais umas causas absolutamente incontornáveis no nosso caminho para o progresso e justiça social. Mas as demolições são, talvez, o cenário mais eficaz. Mulheres a chorar, com ranchos de filhos, adolescentes irados e velhinhos alquebrados, todos vítimas do sistema que gera no seu seio aqueles que todos os dias acordam a pensar: Quantos imigrantes é que vou desalojar hoje? Assim mais ou menos como o meu tipo de pensamento, quando é que dá uma epidemia de bicos de papagaio ao Bloco e vão todos para as Termas?

5 Comments:

At 9:45 da manhã, Blogger Sinapse disse...

eheheheheheheheh

:D

:D

:D


Beijinhos, às gargalhadas,
Sinapse

 
At 8:59 da tarde, Blogger Estranha pessoa esta disse...

LOL

:P

Adorei o post, assim como todo o blog.

Bom fim de semana.
Bjs

 
At 10:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

experiencia 1 2 3

 
At 10:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Beijinos gargalhados :)))

 
At 10:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

estranha pessoa esta
Apareça sempre e obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home