sexta-feira, agosto 11, 2006

Mais um...


[1151]

O esboroamento dos regimes comunistas, como finalmente está a acontecer agora em Cuba, conduz-me ao registo na memória de dois factores marcantes. O primeiro será o número de mortos e presos que o regime custou, aqueles vítimas de verdadeiros genocídios e os segundos, sem culpa formada ou com acusações ridículas (ocorre-me o caso de um fuzilamento anunciado na imprensa moçambicana de um cidadão acusado de “sabotagem económica” por lhe ter sido encontrada uma nota de vinte dólares na camisa – e isto não me contaram, eu li e ouvi Samora Machel referir-se ao caso como mais uma “vitória da revolução”) eram presos indefinidamente e “re-educados”. O outro factor configura as gerações de povos de vários países da esfera soviética que já nasceram e cresceram na era do “amigo em cada esquina” e dos “amanhãs que cantavam” e viviam convencidos que aquela é que era a sociedade justa, isolada no meio da decadência dos povos capitalistas, cheios de ladrões, putas, drogados e homossexuais.

Há ainda uma questão que me ocorre. A forma desavergonhada como muitos dos activos agentes do “ontem” se mostram reciclados e actualizados no “hoje” e sempre prontos para qualquer oportunidade que surja no “amanhã”.

5 Comments:

At 5:01 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Esta história lembra-me algo. Alguém. Será aquele que está agora em Bruxelas? Ai esta memória que já não é o que era...

Beijinhos

 
At 1:00 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... ocorre-me uma imagem de Quino ... o lacaio de gatas, a servir de escadote ao patrão para ele poder alcançar um livro de Marx na segunda prateleira da estante ...

... quando a letra não vai com a careta ...

...

Beijinhos, coerentes,
Sinapse

 
At 8:57 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
mas é só mesmo a parte final do texto :)))
Beijinho

 
At 8:59 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Imagem apropriada :)
Ocorre-me o que disseste: Sapatos e casacos. Andavas descalça e de minitop?
Beijinhos caniculares (35º) !

 
At 9:40 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Sandálias giríssimas, saias, t-shirts ou tops de manga-curta ... e agora de sapatos fechados, e casaco, e frio ...

... ggggrrrrrrrrrr, tu não me provoques!! ... olha que tu não sabes do que é capaz uma mulher do Nuorte a viver em BXL isolada nesta ilha de Outono enquanto o resto da Europa goza um Verão normal e corrente ...

... humm, estou sem imaginação para concretizar essas ameaças ...

Beijinhos, outonais,
Sinapse

:)))

 

Enviar um comentário

<< Home